sábado, 26 de setembro de 2020 - 21:44 h

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Ex-secretário de Saúde do Rio deixa a prisão

Ex-secretário de Saúde do Rio deixa a prisão

Matéria publicada em 7 de agosto de 2020, 11:08 horas

 


Rio de Janeiro – O ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro Edmar Santos deixou a Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói, na região metropolitana do Rio, na noite desta quinta-feira (7). Santos, que também é oficial médico da PM fluminense, estava preso na unidade desde o dia 10 de julho suspeito de participar de processos ilegais em contratos emergenciais durante a pandemia de covid-19.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) não deu detalhes sobre a decisão de soltura porque o processo ocorre em segredo de Justiça. O ex-secretário teria firmado acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República, mas a PGR também ainda não confirmou oficialmente essa informação e nem que quer concentrar as investigações relativas a fraudes na saúde do Rio.

Edmar Santos foi preso em uma das fases da operação Mercadores do Caos, do Ministério Público do Estado do Rio, com o apoio da Polícia Civil. A operação investiga um esquema de compras superfaturadas de ventiladores pulmonares pela Secretaria de Saúde.

O ex-secretário responde pelos crimes de organização criminosa e peculato. Paralela a essa investigação, o Ministério Público Federal também apura esquemas irregulares na saúde do Rio. Essas investigações resultaram na Operação Placebo, deflagrada pela Polícia Federal em maio, e que teve o governador Wilson Witzel e sua esposa como alvos dos mandados de busca e apreensão.

O Ministério Público do Rio foi procurado para comentar a soltura de Edmar Santos, mas disse apenas que por determinação judicial não se pronunciará sobre o tema.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Avatar

    Sem esperanças! Esse individuo indiretamente assassinou centenas de pessoas ao desviar verba pública destinada a pandemia. E agora, por conta de uma decisão monocrática, está solto!
    Precisamos começar a pensar nas consequências de um crime como esse no que se refere as vidas perdidas, e não somente no que tange a questão financeira.

  2. Avatar

    Por isso é que ninguem mais esta acreditando mais na justiça brasileira, todo mundo rouba.

    • Avatar

      Acredite sim porque se não for um deles vai preso, e se for pobre vai mofar na cadeia. Por isso e muito mais que Vc tem de exigir seriedade da justiça.

      Em VR vemos que um juiz permitiu ao vereador acusado Paulinho do Raio X continuasse recebendo, e ainda o proibiu de ir trabalhar.

      Caso Vc roube a empresa que trabalhe, vai preso e certamente esse mesmo juiz não será benevolente contigo te permitindo continuar recebendo.

Untitled Document