Fundador da rede varejista Ricardo Eletro é preso por sonegação fiscal

Por Diário do Vale

Brasília – Policiais civis, auditores-fiscais da Receita e três promotores de Justiça de Minas Gerais saíram às ruas de quatro cidades mineiras e de São Paulo nas primeiras horas da manhã de hoje (8) para cumprir três mandados judiciais de prisão e 14 mandados de busca e apreensão expedidos contra empresários investigados por sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

Entre os principais alvos da investigação está o fundador da rede varejista Ricardo Eletro, Ricardo Nunes, detido em São Paulo. A filha mais velha do empresário, Laura Nunes, e um irmão também são alvo da Operação Direto com o Dono. Um segurança que tentou impedir a ação policial também foi detido pelo crime de desobediência.

Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG), os investigados são suspeitos de sonegar, ao longo de mais de cinco anos, cerca de R$ 400 milhões em impostos estaduais, como o ICMS. De acordo com promotores que participam da operação conjunta, além dos valores sonegados aos cofres públicos mineiros, a Ricardo Eletro tem “dívidas vultosas em praticamente todos os estados onde possui filiais [lojas]”.

De acordo com o Ministério Público, “o inquérito corre sob sigilo, mas as provas já colhidas denotam a participação efetiva deste alvo na administração da empresa. Há inúmeros indícios de que esta administração fática ainda é realizada pelo alvo principal da operação”.

Expedidos pela Vara de Inquéritos de Contagem, os mandados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, em Minas Gerais, e nas cidades de São Paulo e Santo André (SP).

A fim de garantir o ressarcimento dos prejuízos aos cofres mineiros, a Justiça também determinou o sequestro ao equivalente a R$ 60 milhões em bens imóveis atribuídos a Ricardo Nunes – ainda que muitos deles, segundo os promotores responsáveis pelo caso, estejam registrados em nome de parentes do empresário. De acordo com o Ministério Público, a medida é necessária pois a Ricardo Eletro encontra-se em situação de recuperação extrajudicial, “sem condições de arcar com suas dívidas, já tendo fechado diversas unidades e demitido dezenas de trabalhadores”.

No total, a Operação Direto com o Dono mobiliza três promotores de Justiça, 60 auditores-fiscais da Receita estadual, quatro delegados e 55 investigadores da Polícia Civil.

Ricardo Eletro

Em nota, a Ricardo Eletro informou que Ricardo Nunes e familiares não fazem parte do seu quadro de acionistas e nem mesmo da administração da companhia des de 2019.

“A Ricardo Eletro pertence a um fundo de investimento em participação, que vem trabalhando para superar as crises financeiras que assolam a companhia desde 2017, sendo inclusive objeto de recuperação extrajudicial devidamente homologada perante a Justiça, em 2019”, diz a nota.

A Ricardo Eletro esclareceu que “a operação realizada hoje (8) pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), pela Receita Estadual e pela Polícia Civil, faz parte de processos anteriores a gestão atual da companhia e dizem respeito a supostos atos praticados por Ricardo Nunes e familiares, não tendo ligação com a companhia”.

Em relação à dívida com o estado de Minas Gerais, a Ricardo Eletro disse que “reconhece parcialmente as dívidas e, antes da pandemia, estava em discussão avançada com o estado para pagamento dos tributos passados, em consonância com as leis estaduais”.

A nota diz ainda que a Ricardo Eletro se coloca à disposição para colaborar integralmente com as investigações.

Agência Brasil não conseguiu entrar em contato com os advogados de Ricardo Nunes.

VOCÊ PODE GOSTAR

11 Comentários

cidadão não, engenheiro formado,melhor que vocês. 9 de julho de 2020, 20:21h - 20:21

Cidadão não, empresário formado, sonegador de impostos e apoiador do presidente. Melhor que vocês.Esses coxinhas bolsonaristas são comoventes. Tem um aí que só fala em bilhões roubados pela oposição, repete isso como um mantra, como um papagaio. E disse aqui que é mais inteligente que os outros leitores. Eles são, como o presidente que elegeram, uma piada de mau gosto.

Haroldo Freitas 9 de julho de 2020, 10:27h - 10:27

Se vasculhar direitinho, vai achar um bocado dessa grana financiando umas páginas aí que estão sob investigação

Pombo 9 de julho de 2020, 07:36h - 07:36

É o empresário malvadao que dá empregos, né comunista bonzinho?

Pagador de impostos 8 de julho de 2020, 19:21h - 19:21

Umberto Eco, falecido recentemente, disse certa vez que a internet deu voz a idiotas (algo mais ou menos assim).

Vando 8 de julho de 2020, 19:16h - 19:16

Os amiguinhos dos cidadão de bem estão vendo o sol nascer quadrado,em breve será o louro José…pra cima deles Pf… Não tem mais Moro pra barrar agora

VAI VENDO 8 de julho de 2020, 20:53h - 20:53

Enquanto o condenado a 17 anos e 1 mes de prisão (171) está solto e fazendo turismo pelo mundo com a outra petista.
Ah, mas este casal não importa para os petistas e comunistas.

Gilmar Osiris 9 de julho de 2020, 10:26h - 10:26

Vai vendo desconversando pra variar …

Virou bolsominion declarado, que fim melancólico

Marcelo Bretas 9 de julho de 2020, 11:04h - 11:04

Vai Vendo, dá para responder alguma coisa sem lembrar do ex presidente? Até quando vai esconder o despreparo do atual presidente e as trapalhadas de seus ministros colocando a culpa no ex presidente, no PT , no marreco de maringá , na chuva e no sol? A roda nunca parou de girar e todos os personagens que participaram do golpe de 2016 foram todas dragados pelo falso moralismo. Vários do políticos e empresários que se colocavam indignados sempre tiveram esse lado oculto. Veja a famiglia do despreparado que nos governa onde todos eles estão sendo investigados.

Euclides Miranda 8 de julho de 2020, 17:13h - 17:13

Foi desse jeitinho que a polícia federal norte americana botou na cadeia o célebre Alphonse Capone, onde permaneceu até seu último dia de vida. O Brasil, mesmo sendo o país no qual o presidente da República dá fuga a marginal usando passaporte forjado, ainda chega ao nível dos EUA da primeira metade do século passado.

Agamenon Mendes Pedreira 8 de julho de 2020, 17:06h - 17:06

Aos poucos os membros da rede de financiamento da família Bolsonaro vai sendo enjaulada. Daqui a pouco tempo, quem vai estar numa cela é aquele apoiador que se veste de Zé Carioca, dono de uma enorme rede de lojas que comercializa produtos de baixa qualidade

joao 9 de julho de 2020, 13:45h - 13:45

quanta merda o povo fala só pensam em politica

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996