quinta-feira, 16 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Governador do Rio deixará prefeitos decidirem sobre ‘lockdown’

Governador do Rio deixará prefeitos decidirem sobre ‘lockdown’

Matéria publicada em 7 de maio de 2020, 17:56 horas

 


Wilson Witzel diz que colocará PM para ajudar municípios que decidirem pelo isolamento total

Rio –  O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), afirmou na tarde desta quinta-feira, 07,  que deixará a cargo dos prefeitos do estado se decretam ou não o lockdown  para combater o novo coronavírus. As informações são da Revista Veja.

Participaram da reunião o presidente da  (Alerj), André Ceciliano (PT), e o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-RJ), desembargador Cláudio de Mello Tavares. Com o avanço do número de casos de coronavírus e a rede pública hospitalar em colapso, o Ministério Público (MP-RJ) deu um prazo de 72 horas para Witzel elaborar um estudo técnico embasado em análises sobre informações estratégicas em saúde, vigilância sanitária, mobilidade urbana e segurança social que justificassem ou condenassem o isolamento total.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que se manifestou a favor da medida, entregou um relatório ao MP-RJ em que endossa a necessidade da ação e, em particular, na Região Metropolitana.

No encontro virtual, Wilson Witzel afirmou que os prefeitos terão à disposição a Polícia Militar para ajudar com o lockdown. O governador chegou a avaliar se juridicamente essa tomada de decisão cabia ao poder executivo (no caso, o governo do estado) ou ao judiciário. No Maranhão, onde desde o dia 30 de abril quatro municípios da região metropolitana de São Luiz estão em lockdown, a determinação partiu da Justiça.

O prefeito da capital, Marcelo Crivella (Republicanos), fará uma reunião nesta sexta-feira, 8, com uma comissão de cientistas que vem subsidiando suas decisões para discutir o documento da Fiocruz, que recomenda o lockdown. Crivella já havia apertado o cerco e decretou o bloqueio parcial de três bairros na Zona Oeste da cidade, onde a taxa de letalidade da Covid-19 tem se mostrado extremamente alta – uma morte para cada cinco doentes.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    E aí Samuca ?

    Por favor não decrete lockdown!

Untitled Document