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Governo anuncia parcerias com Vale e MRS para construir ferrovias

Matéria publicada em 2 de julho de 2018, 20:03 horas

 


Vale é uma incentivadora do transporte por ferrovia


Brasília –
O governo recorrerá à iniciativa privada para construir ferrovias consideradas estratégicas. Em troca, as empresas terão outros contratos, como concessão de linhas férreas, renovados por 30 anos. A iniciativa foi anunciada nesta segunda-feira (2) pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Ronaldo Fonseca; pelo ministro dos Transportes, Valter Casimiro, e pelo secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Adalberto Vasconcelos.

Dois projetos terão prioridade. O primeiro será a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), de 383 quilômetros, entre Água Boa (MT) e o entroncamento com a Ferrovia Norte–Sul em Campinorte (GO). O segundo será o Ferroanel de São Paulo, de 53 quilômetros, entre as estações de Perus, na capital paulista, e de Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, na região de Mogi das Cruzes (SP), com traçado paralelo ao trecho norte do Rodoanel paulista.

Orçada em R$ 4 bilhões, a Fico será construída pela mineradora Vale, que em troca terá as concessões das linhas férreas Carajás (no Pará e no Maranhão) e Vitória–Minas renovadas até 2057. Mesmo descontando o que a mineradora gastou para duplicar a estrada de ferro Carajás, a empresa teria de desembolsar R$ 4 bilhões, mas vai construir a Fico em contrapartida.

“A prorrogação [dos contratos de Carajás e Vitória–Minas] vai dar um valor positivo, que será revertido em contrapartida de a Vale fazer a Fico. Isso traz uma nova dimensão para o país, com marcos claros, condicionados ao êxito de prorrogação”, explicou Vasconcelos. Depois de construir a Fico, a ferrovia será devolvida ao patrimônio da União, que licitará a linha ao setor privado pelo valor de outorga. Inicialmente, a Fico teria 1,6 mil quilômetros e ligaria Goiás a Rondônia, mas apenas o trecho até Água Boa será construído.

Em relação ao Ferroanel, o procedimento será semelhante. A empresa MRS Logística terá a concessão de diversas ferrovias renovadas em troca de construir o ramal de 53 quilômetros. Com a obra, os trens de carga que seguem para o Porto de Santos (SP) deixarão de compartilhar os trilhos das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que transportam passageiros na Região Metropolitana de São Paulo. Assim que a linha for concluída, a União concederá a ferrovia à iniciativa privada.

Concessões em pauta

Os três ministros participaram da reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que aprovou o Plano Nacional de Logística (PNL). Segundo Adalberto, esse plano pretende dobrar a capacidade de transporte da malha ferroviária brasileira nos próximos sete anos. “Atualmente, 15% das cargas no país são transportadas por trem. Queremos aumentar para 31% até 2025”, declarou. O PPI busca a realização de investimentos de infraestrutura em parceria com o setor privado.

Na reunião de hoje, o Conselho do PPI aprovou a inclusão no programa de 14 empreendimentos que gerarão um investimento de R$ 100 bilhões nos próximos anos. Os ministros também anunciaram o lançamento, esta semana, dos editais de concessão, por 30 anos, da Rodovia Integração Sul, formada pelas BRs 101, 290, 386e 448, no Rio Grande do Sul, e o início dos estudos para a concessão das BRs 153, 282 e 470, em Santa Catarina.

Além da Fico, do Ferroanel de São Paulo e das rodovias em Santa Catarina, os ministros anunciaram a inclusão, no programa de concessões, da quinta rodada de licitação do pré-sal e de dez lotes de linhas de transmissão de energia.

Por Wellton Máximom da Agência Brasil


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6 comentários

  1. Cansado deixa de ser imbecil !!! O governo privatizou quase tudo e acabou a corrupção aonde ?
    O desemprego está tão grande, que a guarda municipal , está multando até quem não coloca carro no passeio para faturar, daqui a pouco a PMVR , não vai ter nem dinheiro nem para pagar os funcionários públicos de Volta Redonda, enquanto isso, o Senhor Fernando Henrique Cardoso, que vendeu as empresas brasileiras e geradoras de emprego, está morando sabe aonde ? Na França, Paris, sabe porque ? porque ele não gosta de ser cobrado.
    Você sabe quanto ganha um vereador em Volta Redonda ? estou falando de líquido a pagar, não vão te falar nunca, sabe porque? porque não existe a lei de transparência…entendeu ?

  2. kkkk vem mais roubo ai do dinheiro publico voces acham que a iniciativa privada vai investir alguma coisa que nada isso e o o nosso proprio dinheiro atraves do bnds kkk

  3. I A privatização da RFFSA ou terceirização Foi a grande burrice do governo do PSDB e grande ganância do sistema político . Os caminhoneiros vão parar o Brasil de novo . FHC ou seja Fernando Henrique Cardoso e Fernando Collor de Mello , Foram os piores governo que o Brasil teve , Foram os mais incompetênte . Destruíram o Brasil com essas privatizações . Hoje o Brasil está na mão dos caminhoneiros. Devido a ganância e a burrice
    A saída é estatizar as ferroviária Volta com a RFFSA . .

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