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terça-feira, 14 de agosto de 2018

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Governo anuncia parcerias com Vale e MRS para construir ferrovias

Matéria publicada em 2 de julho de 2018, 20:03 horas

 


Vale é uma incentivadora do transporte por ferrovia


Bras√≠lia –
O governo recorrerá à iniciativa privada para construir ferrovias consideradas estratégicas. Em troca, as empresas terão outros contratos, como concessão de linhas férreas, renovados por 30 anos. A iniciativa foi anunciada nesta segunda-feira (2) pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Ronaldo Fonseca; pelo ministro dos Transportes, Valter Casimiro, e pelo secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Adalberto Vasconcelos.

Dois projetos¬†ter√£o prioridade. O primeiro ser√° a Ferrovia de Integra√ß√£o Centro-Oeste (Fico), de 383 quil√īmetros, entre √Āgua Boa (MT) e o entroncamento com a Ferrovia Norte‚ÄďSul em Campinorte (GO). O segundo ser√° o Ferroanel de S√£o Paulo, de 53 quil√īmetros, entre as esta√ß√Ķes de Perus, na capital paulista, e de Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, na regi√£o de Mogi das Cruzes (SP), com tra√ßado paralelo ao trecho norte do Rodoanel paulista.

Or√ßada em R$ 4 bilh√Ķes, a Fico ser√° constru√≠da pela mineradora Vale, que em troca¬†ter√° as concess√Ķes das linhas f√©rreas Caraj√°s (no Par√° e no Maranh√£o) e Vit√≥ria‚ÄďMinas renovadas at√© 2057. Mesmo descontando o que a mineradora gastou para duplicar a estrada de ferro Caraj√°s, a empresa teria de desembolsar R$ 4 bilh√Ķes, mas vai construir a Fico em contrapartida.

‚ÄúA prorroga√ß√£o [dos contratos de Caraj√°s e Vit√≥ria‚ÄďMinas] vai dar um valor positivo, que ser√° revertido em contrapartida de a Vale fazer a Fico. Isso traz uma nova dimens√£o para o pa√≠s, com marcos claros, condicionados ao √™xito de prorroga√ß√£o‚ÄĚ, explicou Vasconcelos. Depois de construir a Fico, a ferrovia ser√° devolvida ao patrim√īnio da Uni√£o, que licitar√° a linha ao setor privado pelo valor de outorga. Inicialmente, a Fico teria 1,6 mil quil√īmetros e ligaria Goi√°s a Rond√īnia, mas apenas o trecho at√© √Āgua Boa ser√° constru√≠do.

Em rela√ß√£o ao Ferroanel, o procedimento ser√° semelhante. A empresa MRS Log√≠stica¬†ter√° a concess√£o de diversas ferrovias renovadas em troca de construir o ramal de 53 quil√īmetros. Com a obra, os trens de carga que seguem para o Porto de Santos (SP) deixar√£o de compartilhar os trilhos das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que transportam passageiros na Regi√£o Metropolitana de S√£o Paulo. Assim que a linha for conclu√≠da, a Uni√£o conceder√° a ferrovia √† iniciativa privada.

Concess√Ķes em pauta

Os tr√™s ministros participaram da reuni√£o do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que aprovou o Plano Nacional de Log√≠stica (PNL). Segundo Adalberto, esse plano pretende dobrar a capacidade de transporte da malha ferrovi√°ria brasileira nos pr√≥ximos sete anos. ‚ÄúAtualmente, 15% das cargas no pa√≠s s√£o transportadas por trem. Queremos aumentar para 31% at√© 2025‚ÄĚ, declarou. O PPI busca a realiza√ß√£o de investimentos de infraestrutura em parceria com o setor privado.

Na reuni√£o de¬†hoje, o Conselho do PPI aprovou a inclus√£o no programa de 14 empreendimentos que gerar√£o um investimento de R$ 100 bilh√Ķes nos pr√≥ximos anos. Os ministros tamb√©m anunciaram o lan√ßamento, esta semana, dos editais de concess√£o, por 30 anos, da Rodovia Integra√ß√£o Sul, formada pelas BRs¬†101, 290, 386e 448, no Rio Grande do Sul, e o in√≠cio dos estudos para a concess√£o das BRs 153, 282 e 470, em Santa Catarina.

Al√©m da Fico, do Ferroanel de S√£o Paulo e das rodovias em Santa Catarina, os ministros anunciaram a inclus√£o, no programa de concess√Ķes, da quinta rodada de licita√ß√£o do pr√©-sal e¬†de dez¬†lotes de linhas de transmiss√£o de energia.

Por Wellton Máximom da Agência Brasil

6 coment√°rios

  1. Cansado deixa de ser imbecil !!! O governo privatizou quase tudo e acabou a corrupção aonde ?
    O desemprego est√° t√£o grande, que a guarda municipal , est√° multando at√© quem n√£o coloca carro no passeio para faturar, daqui a pouco a PMVR , n√£o vai ter nem dinheiro nem para pagar os funcion√°rios p√ļblicos de Volta Redonda, enquanto isso, o Senhor Fernando Henrique Cardoso, que vendeu as empresas brasileiras e geradoras de emprego, est√° morando sabe aonde ? Na Fran√ßa, Paris, sabe porque ? porque ele n√£o gosta de ser cobrado.
    Voc√™ sabe quanto ganha um vereador em Volta Redonda ? estou falando de l√≠quido a pagar, n√£o v√£o te falar nunca, sabe porque? porque n√£o existe a lei de transpar√™ncia…entendeu ?

  2. kkkk vem mais roubo ai do dinheiro publico voces acham que a iniciativa privada vai investir alguma coisa que nada isso e o o nosso proprio dinheiro atraves do bnds kkk

  3. I A privatiza√ß√£o da RFFSA ou terceiriza√ß√£o Foi a grande burrice do governo do PSDB e grande gan√Ęncia do sistema pol√≠tico . Os caminhoneiros v√£o parar o Brasil de novo . FHC ou seja Fernando Henrique Cardoso e Fernando Collor de Mello , Foram os piores governo que o Brasil teve , Foram os mais incompet√™nte . Destru√≠ram o Brasil com essas privatiza√ß√Ķes . Hoje o Brasil est√° na m√£o dos caminhoneiros. Devido a gan√Ęncia e a burrice
    A saída é estatizar as ferroviária Volta com a RFFSA . .

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