Lama da barragem da Vale pode chegar à foz do Rio Paraopeba, diz CPRM

by Diário do Vale

Brumadinho- Boletim de Monitoramento Especial do Rio Paraopeba elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) prevê que a lama com rejeitos de barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, alcance, entre os dias 15 e 20 de fevereiro, a Usina Hidrelétrica de Três Marias, na Bacia do Rio São Francisco, região  central do estado de Minas Gerais.

A nascente do Paraopeba está localizada no município de Cristiano Otoni, mesorregião metropolitana de Belo Horizonte, e a foz, na represa de Três Marias, no municío de Felixlândia.

De acordo com boletim da CPRM, a “água turva” percorre a Rio Paraopeba a uma velocidade de 1 km/hora. Amanhã à noite (29), os rejeitos deverão alcançar o município de São José da Varginha e, entre os dias 5 e 10 de fevereiro, a Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo, entre os municípios mineiros de Curvelo e Pompeu.

Diariamente, o CPRM emite dois boletins sobre as águas contaminada do Rio Paraopeba, um a partir das 11h e o outro a partir das 17h. A previsão da velocidade dos rejeitos é baseada em dados observados/coletados em campo, considerando as características da bacia hidrográfica.

Por Agência Brasil 

You may also like

1 comment

Goiaba da ministra pastora. 29 de janeiro de 2019, 00:24h - 00:24

Um monte de órgãos burocráticos, um punhado de especialistas de merda, que só sabem monitorar a tragédia em vez de evitá-la. Hipócritas, canalhas, incompetentes ou coniventes com a corrupção. E os “moderninhos” , principalmente os que apoiam o presidente whatsapp eleito falam em privatizar ainda mais as empresas brasileiras. Privatizações que entregam empresas com valores no mínimo 10 vezes menor do que realmente valem ( A CVRD, por exemplo, foi entregue por valor 30 a 40 vezes menor do que valia à época, pelo bandido FHC, o “Rei dos Coxinhas”). Privatizações que só levam as nossas riquezas para o exterior e só deixam aqui baixos salários, condições precárias e insalubres de trabalho, miséria, poluição e outras agressões ao meio-ambiente, como presenciamos frequentemente aqui em nossa cidade e, agora, tragicamente, em Minas Gerais.Na verdade, são privatarias aprovadas por políticos corruptos financiados pelo capital internacional e eleitos por uma massa de imbecis e desinformados.que não têm noção do que está acontecendo. Maracutaias que empobrecem cada vez mais o nosso país, deixando vulneráveis as futuras gerações. Pobre Brasil.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996