terça-feira, 16 de julho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Marinha envia mais um navio de pesquisas para Antártida

Marinha envia mais um navio de pesquisas para Antártida

Matéria publicada em 26 de outubro de 2018, 10:43 horas

 


Rio de Janeiro – Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel parte rumo à Antártica para realizar apoio aos Módulos Antárticos Emergenciais (MAE). (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Rio de Janeiro – Um navio de pesquisa partirá amanhã (27) de manhã do Rio de Janeiro para a Antártida para realizar trabalhos de campo nos refúgios e acampamentos do continente. A embarcação, que pertence à Marinha e integra 37ª Operação Antártica, também servirá de plataforma de recolhimento para pesquisadores.

A finalidade é promover pesquisas e projetos nas áreas de oceanografia, biologia, geologia e meteorologia. A ação tem como suporte o Navio de Apoio Oceanográfico, batizado de “Ary Rongel”, comandado pelo capitão-de-mar-e-guerra Antonio Braz de Souza.

O navio também será utilizada para apoiar logisticamente os Módulos Antárticos Emergenciais, reconstruir a Estação Antártica Comandante Ferraz e fazer levantamentos hidrográficos. A missão contar com o auxílio do Navio Polar “Almirante Maximiano”, duas aeronaves e um grupo de mergulhadores.

Rota

A primeira escala do Navio Ary Rongel é o porto do Rio Grande do Sul, onde será concluído o embarque de material de reabastecimento e de vestimentas antárticas para os tripulantes e pesquisadores embarcados.

Os portos de Punta Arenas, no Chile, e de Montevidéu, no Uruguai, também estão previstos na rota do navio, que retornará ao Rio apenas no ano que vem, em abril.

Segundo a Marinha, essa operação é uma das mais complexas e extensas realizadas pela instituição. Já a Antártida tem papel relevante nos sistemas naturais globais porque age como principal regulador térmico do planeta.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document