Novo presidente do ICMBio diz que primará por eficiência

Por Diário do Vale

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, dá posse ao novo presidente do ICMBio, Adalberto Eberhard
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Brasília- Ao assumir o cargo de presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Adalberto Eberhard, disse que sua gestão dará mais ênfase à finalidade original da autarquia. Ele disse que constata um desvio na atuação do instituto e que primará por princípios como eficiência, visibilidade e transparência. O novo dirigente do ICMBio disse que está ciente de que irá se deparar com “muitos embates”.

– Tem muitas questões que são desenvolvidas nas unidades de conservação que o ICMBio, meio que sozinho, na linha de frente, assume o caráter paternalista de resolver problemas sociais, que não cabem ao ICMBio tocar como linha de frente, mas cabe ao ICMBio e ao ministério, interagir com os demais ministérios da Esplanada para construir uma lógica de plena presença do Estado nas áreas que, em última instância, são, e se não são, deveriam ser, patrimônio da União – afirmou.

Eberhard disse que a lógica que vai nortear é “olhar para as unidades de conservação, para a sua responsabilidade na questão de conservação de biodiversidade. E, nesse sentido, dimensionar e fortalecer os objetivos meio e finalístico que estão lá na linha de frente. Isso não quer dizer que não vem sendo feito, mas é no que vamos pôr mais energia”.

Atualmente estão sob a guarda do ICMBio 335 propriedades, que equivalem, segundo Eberhard, a 9% do território brasileiro. Ao transmitir o cargo, no qual permaneceu por sete meses, Paulo Carneiro, funcionário da casa, lembrou que o ICMBio tem um caráter inovador e um quadro de pessoas “totalmente engajadas”. “A nossa agenda tem um enorme potencial de desenvolvimento”, disse.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, declarou, na posse do novo presidente do ICMBio, que o país passar por um “momento delicado do ponto de vista fiscal”, que também influi na atividade de sua pasta, incluindo o ICMBio. Segundo o ministro, é importante entender que a área não está “à margem” dessas condições. “A realidade é inexorável”, afirmou.

Eberhard é médico veterinário e fundador e presidente da organização não governamental Ecotrópica, que gere as reservas Acurizal, Penha, Rumo ao Oeste e Dorochê, na região do Pantanal.

Por Letycia Bond – Repórter da Agência Brasil

VOCÊ PODE GOSTAR

1 Comentário

VAI VENDO 17 de janeiro de 2019, 20:59h - 20:59

Peter Drucker, o pai da Administração moderna nos ensina que Eficiência consiste em fazer certo as coisas, e Eficácia consiste em fazer as coisas certas. Se o dirigente acredita que terá muitos embates, então é melhor esquecer de ser eficiente por enquanto e focar em trabalhar arrumando a casa do ICMBio. Tendo muitos petistas no instituto ele nunca será eficiente.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996