Genebra – A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu às famílias que repensem o Natal face ao rápido avanço da variante Ômicron. “Um evento cancelado é melhor que uma vida cancelada”, afirmou o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Ele alertou para as aglomerações durante a época festiva que se aproxima, lembrando que elas podem levar a um “aumento de casos, à sobrecarga dos sistemas de saúda e a mais mortes” por covid-19.
“Todos nós queremos voltar ao normal. A forma mais rápida de conseguir passa pela tomada de decisões difíceis, por líderes, para defender a todos. Em alguns casos vai significar cancelar ou adiar eventos”, explicou Ghebreyesus em entrevista coletiva nessa segunda-feira.
“Um evento cancelado é melhor do que uma vida cancelada. É melhor cancelar agora e celebrar depois do que celebrar agora e lamentar depois”, afirmou.
Adhanom explicou que atualmente existem evidências de que esta nova variante está se dispersando significativamente, mais rápido” do que a estirpe anterior, a Delta, causando infeções em pessoas já vacinadas ou que se recuperaram da covid-19.
“É mais provável que as pessoas vacinadas ou recuperadas da covid-19 possam ser infectadas ou reinfectadas”, disse Tedros.
Dessa forma, a OMS considera “insensato” concluir que a Ômicron é uma variante “mais branda”. “É insensato pensar que esta é uma variante branda, que não causará doenças graves, porque com os números aumentando, todos os sistemas de saúde estarão sob pressão”, disse Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS. A organização deu, no entanto, alguma esperança ao considerar que a pandemia, que já causou mais de 5,6 milhões de mortes em todo o mundo, poderá acabar em 2022, se 70% da população mundial estiverem vacinados até meados do próximo ano.
“Nós esperamos que essa doença passe a ser relativamente branda, que seja facilmente prevenida, que seja facilmente tratada”, disse Mike Ryan, principal especialista em emergências da OMS. “Se conseguirmos manter a transmissão do vírus ao mínimo, poderemos acabar com a pandemia”, declarou.
Tedros também afirmou que a China – país onde o vírus SARS-CoV-2 foi detectado pela primeira vez – deve fornecer mais dados relacionados à origem da covid-19 para ajudar na futura política de combate a pandemias.
“Precisamos continuar até conhecer as origens, precisamos de nos esforçar mais porque devemos aprender com o que aconteceu para fazer melhor no futuro”, disse o diretor-geral da OMS.
“2022 deve ser o ano em que acabaremos com a pandemia”, acrescentou.
6 comments
O Natal é o nascimento do Salvador, do Redentor, do Rei dos Reis, a Luz do mundo!
Quem está com Jesus não tem medo de nada: doenças; pandemias; demônios; desemprego; furacão e nem da morte!
Esse dirigente que já falou tanta bobagens na pandemia podia ter evitado essa outra!
O que vc quer dizer com isso?
Que as pessoas que morreram não estavam com Jesus?
Vai se tratar , vc não é melhor que ninguém, para Deus somos todos iguais.
O verdadeiro Natal é todos os dias e dentro do coração.
Pessoas boas morrem !
Jesus era Judeu e não evangélico ou católico.
Jesus não pregava religião nem tão pouco igreja.
Frequentar igreja não quer dizer nada!
A maioria vai na igreja para pedir, pedir e pedir !
Pseudo cristãos!
Conheço gente que vive rezando…
Mas não tá nem aí para os Netos.
Nunca trocou uma fralda, não se interessa pela saúde dos mesmos, não sabe nada da vida deles.
E se acha melhor que os outros , pois vive na igreja, vai na igreja para pedir pra si, fazer social e se redimir de tudo que negligência.
Se acham melhores.
A verdadeira religião é ajudar, cuidar, amar e não rezar…
Muitos morreram e para Deus somos todos iguais.
Essas pessoas usam a desculpa de Deus para aglomerar.
São pessoas egoístas que não pensam no próximo e nem nos próprios filhos, se pensassem nos seus filhos se cuidavam para não morrerem e criarem eles.
Eu me cuido mais pelos meus do que por mim, não quero deixar filhos órfãos.
Santa ignorância: quem tem Jesus e ora com fé morre com alegria, pois sabe que vai para a casa do Pai.
Vou lhe dizer o que acontece, não tenho ânimo para festejar nada.
Sigo trabalhando.
Natal tá cancelado, aniversário e qualquer tipo de comemoração e as pessoas olham como se fosse filho desnaturado.
Muita gente da minha família morreu, pessoal grupo de risco que vive aglomerando e se a gente tenta se proteger somos ovelhas negras
Comments are closed.