‘Parabéns para a Polícia Federal’, diz Bolsonaro sobre operação contra Witzel

Por Diário do Vale

Brasília – O presidente Jair Bolsonaro parabenizou nesta terça-feira (26) a Polícia Federal (PF) pelas buscas realizadas pela manhã no Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), adversário político do presidente. “Parabéns para Polícia Federal”, respondeu Bolsonaro, com um sorriso no rosto, quando questionado por um apoiador sobre a operação.

“A coisa está preta lá no Rio”, disse o apoiador. O presidente, então, aponta para a máscara preta que estava usando e disse que tinha sido informado há pouco sobre a operação. A ação foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e mira um suposto esquema de desvios de recursos públicos destinados ao combate ao coronavírus.

Segundo investigadores, a PF também busca provas em outros três endereços: no Palácio da Guanabara, onde o chefe do Executivo fluminense despacha; em sua antiga casa, usada antes de se eleger; e em um escritório da mulher dele.

A operação, batizada de Placebo, busca provas de um possível esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e “servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do Estado do Rio de Janeiro”, diz a PF.

Witzel é desafeto de Bolsonaro, que recentemente mudou a cúpula da Polícia Federal, gesto que motivou a saída do então ministro da Justiça, Sérgio Moro, do governo.

A ação desta terça-feira foi deflagrada um dia após ser nomeado o novo superintendente da corporação no Rio, Tácio Muzzi. A representação da PF no Estado está no centro de uma investigação autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que apura se o presidente busca interferir politicamente em investigações da corporação.

A investigação da PF no Rio apura fraudes na contratação da organização social Iabas para a montagem de hospitais de campanha. O inquérito contra Witzel foi aberto a partir de um depoimento de Gabriell Neves, ex-subsecretário de Saúde preso sob suspeita de fraudes na compra de respiradores.

Neves mencionou o nome do governador ao Ministério Público do Rio de Janeiro. Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e São Paulo.

A operação se baseia em apurações iniciadas no Rio de Janeiro pela Polícia Civil, pelo Ministério Público Estadual e pelo Ministério Público Federal. Os dados obtidos foram compartilhados com a Procuradoria-Geral da República, que conduz a investigação perante o STJ.

Carla Zambelli

Nesta segunda-feira, em entrevista à Rádio Gaúcha, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), aliada de Bolsonaro, falou de um suposto represamento de operações contra governadores, que passariam a ser deflagradas a partir de agora.

“A gente já teve algumas operações da PF que estavam na agulha para sair, mas não saíam. A gente deve ter nos próximos meses o que a gente vai chamar de ‘covidão’ ou não sei qual vai ser o nome que eles vão dar. Mas já tem alguns governadores sendo investigados pela PF”, comentou.

Quando um jornalista, de longe, questionou hoje Bolsonaro se Zambelli tinha informações sobre as investigações da PF, ele respondeu: “Pergunta para ela, pergunta para ela”.

Na semana passada, perguntado em entrevista à youtuber Bárbara Destefani sobre uma possível ‘covidão’, Bolsonaro disse: “já começou a estourar acusações da Polícia Federal no Rio de Janeiro. Dando minha opinião, porque eu nunca procurei saber inquéritos na Polícia Federal. Nunca procurei saber de inquéritos na Polícia Federal. Acho que tem metástase: vai pegar um Estado vizinho e mais gente pelo Brasil, tá? É isso que está parecendo”.

Bolsonaro é adversário declarado de Witzel

VOCÊ PODE GOSTAR

9 Comentários

Jorge Salomão 26 de maio de 2020, 23:45h - 23:45

CADÊ O QUEIROZ ? CADÊ O CHEFE DAS RACHADINHAS ? CADÊ A VAL DO AÇAÍ ? E O ACORDÃO C BOB JEFFERSON ?

Cidadão de Volta Redonda 26 de maio de 2020, 21:44h - 21:44

Pau que dá em Chico dá em Francisco também! Cuidado!

senor abravanel 26 de maio de 2020, 11:44h - 11:44

Todo mundo sabe que esse Witzel também é bandido, mas não foi à toa que o Bozo fez essa troca na PF. É claro que haverá perseguição ao governador de São Paulo também.
O Bozo vai atacar todo e qualquer político que tenha intenção de enfrentá-lo em 22.
Todos fazem parte de milícias que brigam entre si.

Felippe Gottsching 26 de maio de 2020, 10:34h - 10:34

Vamos ver se o parabéns virá também quando o filhote 01 sair de camburão pra explicar as rachadinhas na Alerj

Romildo - Tricolor 26 de maio de 2020, 13:07h - 13:07

Kkkk isso aí é dificil amigo … a lei não vale para eles …Vem ne.mim 2022

Marília 26 de maio de 2020, 13:47h - 13:47

A PF está aparelhada dificilmente isto irá acontecer.

PATRIOTA 26 de maio de 2020, 14:38h - 14:38

ESTÁ FALANDO DA RACHADINHA DE QUEM? DA SUA M…???

Jorge Salomão 26 de maio de 2020, 23:50h - 23:50

É por isso q o país elegeu uma figura pândega p chefe da nação. Vejam o nível intelectual do q se diz patriota, é de envergonhar até um palhaço.

Povão 27 de maio de 2020, 01:15h - 01:15

Patriota.. Gado mal educado detectado!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996