;
domingo, 29 de novembro de 2020 - 05:06 h

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Sara Winter é presa pela Polícia Federal

Sara Winter é presa pela Polícia Federal

Matéria publicada em 15 de junho de 2020, 08:42 horas

 


Brasília -A militante Sara Winter, líder do movimento conhecido como “300 do Brasil”, foi presa na manhã desta segunda-feira, dia 15. Winter foi presa pela Polícia Federal, em Brasília. A militante é investigada pela PF no inquérito judicial das fake news, em curso no Supremo Tribunal Federal (STF).

O Ministério Público Federal (MPF) havia enviado neste domingo, 14, um pedido de inquérito à Polícia Federal para investigar manifestação na qual grupo favorável a medidas inconstitucionais e antidemocráticas lançou fogos de artifício contra o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), no Sábado (13).

Em nota, o Ministério Público cita que “os atos podem ser enquadrados na Lei de Segurança Nacional, nos crimes contra a honra, além da Lei de Crimes Ambientais por abranger a sede do STF, situada em área tombada como Patrimônio Histórico Federal”. De acordo com o MPF, deve ser feita perícia no local para apurar se houve danos e identificar os responsáveis. O procedimento tramita em regime de urgência e “sob caráter reservado por questões relacionadas à inteligência das informações”.

Após o envio de abertura de inquérito, o procedimento foi distribuído para um ofício criminal e outro de atuação relacionada ao patrimônio histórico e cultural da Procuradoria da República do Distrito Federal. A manifestação ocorreu na noite deste sábado, quando cerca de 30 apoiadores do presidente Jair Bolsonaro se concentraram em frente ao prédio do STF. Os apoiadores do presidente xingaram ministros da Corte, inclusive o presidente Dias Toffoli. Em tom de ameaça, perguntavam se os ministros tinham entendido o recado e mandaram que eles se preparassem.

O grupo também citou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Em um dos vídeos divulgados nas redes sociais, um dos manifestantes chama o chefe do Executivo local de “comunista safado” e diz que os fogos também são para ele.

O protesto ocorreu no mesmo dia em que acampamentos de apoiadores do presidente Bolsonaro, na Esplanada dos Ministérios, foram desmontados em uma operação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP) e o DF Legal, órgão de fiscalização na capital.

Em nota conjunta, o DF Legal e a SSP informaram que “os manifestantes ocupavam área pública, na Esplanada dos Ministérios, o que não é permitido”. Além disso, as pastas informaram que os grupos descumpriam decreto que proíbe aglomerações com mais de 100 pessoas em eventos que demandem a autorização prévia do GDF, em razão da pandemia do novo coronavírus. “Houve diversas tentativas de negociação para a desocupação da área, mas não houve acordo. Os acampamentos foram desmontados sem confronto”, consta na nota da SSP e DF Legal.

Em nota, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, repudiou a conduta e o incentivo de integrantes do próprio Estado aos atos e classificou o episódio como um ataque ao Supremo e “a todas as instituições democraticamente constituídas”. “Financiadas ilegalmente, essas atitudes têm sido reiteradas e estimuladas por uma minoria da população e por integrantes do próprio Estado, apesar da tentativa de diálogo que o Supremo Tribunal Federal tenta estabelecer com todos – Poderes, instituições e sociedade civil, em prol do progresso da nação brasileira.”

O ministro Alexandre de Moraes, relator de um inquérito no STF sobre disseminação de fake news e ofensas a autoridades, também repudiou agressões ao estado democrático de direito neste domingo. “O STF jamais se curvará ante agressões covardes de verdadeiras organizações criminosas financiadas por grupos antidemocráticos que desrespeitam a Constituição Federal, a Democracia e o Estado de Direito. A lei será rigorosamente aplicada e a Justiça prevalecerá”, publicou em uma rede social.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

12 comentários

  1. Avatar
    Meu nome é Zé Pequeno!

    A tentativa de “aparecer” para depois candidatar-se deu certo…!
    Pode se candidatar a “Miss Cadeia” em Brasília.
    É muita cortina de “fumaça” para despistar o que estão fazendo por baixo dos panos.

  2. Avatar
    Cidadão de Volta Redonda

    Cara! Depois de ler tanta besteira penso que é melhor mudar o assunto.

  3. Avatar

    Não vai ser fácil acabar com o comunismo no Brasil, pois ele está no judiciário, legislativo , nas universidades em alguns órgãos de imprensa, etc. Quer dizer que fazer uma manifestação contra o STF soltando fogos é ataque, agora, quebrar e invadir prédios públicos, colocar fogo em ônibus, invadir fazendas , isso é direto a manifestação ? POVO COMUNISTAS HIPÓCRITAS.

    • Avatar
      É cada coisa que acontece

      Que comunista… isso aí que esse pessoal tá fazendo é outra coisa… isso que estão querendo é anarquia…democracia não combina com anarquia… então é pau nessa turma que só quer baderna, pois as leis já existem, há tempos, basta colocar em prática para colocar mais da metade desse pessoal na cadeia.

    • Avatar

      Comunismo e Brasil na mesma frase ?
      Uma das maiores desigualdades sociais do planeta ?

      Comunismo no Brasil, jovem ?

      Volte 5 casas, e depois procure tratamento

  4. Avatar

    TEM, AH SE TEM

    ALÔ STF………….. NO GRUPO POLITICO DO BOZO TEM GURU, ECAAA, , TEM DEMENTE, TEM GADO, TEM BURRO, TEM PSICOPATA, TEM IDIOTA, TEM LADRÃO, TEM MILICIANO, TEM EMPRESÁRIO LADRÃO, TEM DONO DE TV ESTELIONATÁRIO SS, TEM CHARLATÕESE VANGÉLICOS, TEM TRAFICANTES, TEM MILITAR SEM CARÁTER, SEM PATRIOTISMO, SEM HONRA, TEM ASSASSINOS E TEM TODO TIPO DECRIMINOSO….. MAS EU PERGUNTO… APONTEM UM ÚNICO INTELIGENTE, CAPACITADO E HONESTO… KKKKKKKKKKKK

  5. Avatar

    Olhem bem pra cara disso e diz se tem como dar certo

    Uma anta dessas não consegue desenhar um O com um copo

  6. Avatar

    Se o objetivo do Bozo e sua corja for o de espalhar a insegurança e o medo entre a população, é hora do presidente da Câmara Federal desengavetar os pedidos de impedimento feitos por diversos partidos e colocá-los em votação.

  7. Avatar

    É preocupante o comportamento do governo federal, que não age em prol da segurança da população, e permite que grupos armados ameacem tomar à força instituições garantidoras. Se forem verdadeiras as notícias de que Jair Bolsonaro, seus filhos e seu grupo político são os que comandam esses atos, acredito que a nação está nas mãos de pessoas do nível dos piores ditadores de que se tem notícia na história.

  8. Avatar

    Essa mulher faz parte de um grupo terrorista, claramente a serviço do Bozo e da sua milícia. As autoridades lúcidas e constituídas precisam prender e processar essa gente por terrorismo.

  9. Avatar

    Lugar de miliciano é na cadeia. Bolsonaro incentiva esses bandidos psicopatas a agredirem pessoas e instituições. Essa gente recebe pagamento por essas ações. Toda a tática empregada por Maduro com o objetivo de aterrorizar, está em andamento aqui.

    • Avatar

      Grande dia !!!

      Hahahahahaahaha

      Uma fedelha que não sabe nem o que significa STF, querendo 15 minutos de fama

      Vai levar muito tapa na cara na cadeia, pra aprender

Untitled Document