Segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa no Estado do Rio será realizada até o final de novembro

by Diário do Vale

objetivo da campanha é imunizar mais de 800 mil animais -Foto: Divulgação.

Rio- Tendo como objetivo imunizar mais de 800 mil cabeças de bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses de idade, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento realiza a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado do Rio de Janeiro durante todo o mês de novembro.

A grande novidade nesta etapa, destaca o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, é o novo sistema digital elaborado pelo Proderj(Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), que deixou disponíveis formulários digitais para lançamento dos dados de rebanho e cadastro on-line.

O pecuarista tem até o dia 30 para adquirir e aplicar a vacina. Já as declarações de vacinação deverão ser entregues ou enviadas aos Núcleos de Defesa Agropecuária até cinco dias após a aplicação.

Na primeira fase da campanha, foram vacinados mais de 2,3 milhões de animais, atingindo o índice de quase 92% da taxa de imunização no estado, recorde dos últimos cinco anos.

– Com os bons resultados da primeira etapa, esperamos que neste segundo período todos os pecuaristas fiquem atentos ao prazo e não deixem de vacinar o seu rebanho. É o momento de responsabilidade e preocupação com a própria saúde e com a sanidade dos animais – ressalta o secretário de Agricultura.

Em virtude da pandemia, a secretaria reforça que todas as medidas de prevenção serão seguidas durante a compra das vacinas nas lojas agropecuárias e também na entrega da declaração da vacinação junto à equipe de Defesa Agropecuária.

– A vacinação é obrigatória. Além de imunizar adequadamente os seus animais, os pecuaristas devem preencher todo o formulário de declaração, informando também os animais que têm mais de dois anos de idade e que não receberão a vacina nesta etapa. Temos que alcançar os melhores índices de cobertura vacinal e evitar multas e interdições para aqueles que não declararem a vacinação contra a febre aftosa nos meses de campanha – explica o superintendente da Defesa Agropecuária, Paulo Henrique de Moraes.

Os produtores deverão se atentar aos seguintes passos:

Adquirir as vacinas em lojas autorizadas

Transportar em caixa de isopor com gelo

Aplicar 2ml na tábua do pescoço

Preencher toda declaração de vacinação

Enviar a declaração e nota fiscal via WhatsApp, e-mail ou acessar o site da Secretaria de Agricultura.

Declaração de vacinação

As declarações de vacinação deverão ser realizadas, preferencialmente, de forma online, por meio do sistema SIAPEC para produtores já cadastrados ou por intermédio do formulário digital disponível no site da secretaria, anexando o arquivo PDF da nota fiscal da compra da vacina.

A partir dessa fase, o novo sistema virtual desenvolvido pelo Centro de Tecnologia e Informação e Comunicação do Estado do Rio (Proderj) para o controle da vacinação do rebanho fluminense será usado. Antes esse processo era feito manualmente e entregue presencialmente às autoridades sanitárias. Para saber mais veja no site: https://bit.ly/37OSC57

Também será possível comprovar a vacinação por e-mail e WhatsApp. Basta digitalizar ou tirar uma foto do formulário de declaração preenchido e da nota fiscal e enviar a um dos contatos de e-mail ou para o WhatsApp pelo número (021) 98605-1198. Os contatos de e-mail dos Núcleos de Defesa Agropecuária podem ser acessados por meio deste link: https://is.gd/nFCJ3D.

You may also like

1 comment

Alfersil 4 de novembro de 2020, 09:48h - 09:48

Atenção gado do Bozo; vocês estão com sorte. Sua vacina já chegou!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996