Sem IFA, vacinação pela Coronavac pode ser afetada a partir de junho

Por Diário do Vale

Indefinição da China pode afetar o cronograma de vacinação contra a Covid-19 – Foto: Divulgação.

São Paulo- A indefinição para o governo da China liberar a exportação do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), necessário para a produção da Coronavac, pode afetar o cronograma de vacinação contra a Covid-19 a partir de junho, afirmou nesta segunda-feira, 10, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Há a expectativa de que o insumo seja liberado até próxima quinta-feira e, assim, chegaria até o dia 18, mas o envio ainda não foi confirmado. O anúncio foi feito durante a entrega de 2 milhões de doses da vacina para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

“Para maio, temos a entrega desta semana, 2 milhões no dia de hoje, mais 1 milhão na quarta-feira e 1 milhão e 100 na sexta. E, a partir daí, não teremos mais vacinas, porque não recebemos o IFA. Então, aguardamos a chegada desse material para que isso possa ser processado. Situação parecida com essa também é enfrentada pela Fiocruz, que a informação que eu tenho é que não teve o seu IFA liberado. Preocupa muito, porque o cronograma de vacinação, não neste momento, mas a partir de junho, poderá sofrer algum impacto”, ressaltou o diretor.

Segundo Covas, a liberação aguardada é de 4 mil litros do insumo O diretor do instituto e o governador de São Paulo João Doria (PSDB) voltaram a atribuir a dificuldade p ara o IFA ser liberado à postura do presidente Jair Bolsonaro e membros do governo federal, que fizeram declarações ofensivas contra a China.

“O mesmo laboratório, Sinovac, disponibiliza insumos para um país vizinho, o Chile, que não agride a China, que não tem o seu presidente falando mal do governo chinês, do povo chinês e de sua vacina. O fluxo é normal de entrega desses insumos para o Chile. Por que não é para o Brasil? Razões de ordem diplomática e as formas desastrosas de manifestação em relação ao governo da China”, afirmou Doria.

Fonte Agência Estado.

VOCÊ PODE GOSTAR

4 Comentários

Meu nome é Zé Pequeno! 15 de maio de 2021, 08:10h - 08:10

Já passou da hora do nosso país depender de insumos e itens críticos médicos de outras nações independentemente de quaisquer que sejam os motivos!
Esta pandemia que poderá ser a primeira de outras futuras mostrou a necessidade de desenvolvermos tecnologias próprias neste setor estratégico.

Desastre ambulante. 13 de maio de 2021, 13:59h - 13:59

É o resultado da boca desastrosa do Bolsonaro! Quem paga com a vida é o povo.

Boca grande! 12 de maio de 2021, 12:23h - 12:23

Fala mais da China Bolsonaro! Depois segura a bola!

Emir Cicutiano 11 de maio de 2021, 07:46h - 07:46

Bolsonaro foi estúpido. Está achando que o contrato com a Pfizer vai garantir a falta da Coronavac, e por mera politicagem com o Dória acabou provocando um clima ruim com a China, com repercussão em vários outros setores econômicos… Esse cara está brincando de ser presidente. Sabe que não será reeleito e tenta achincalhar o máximo que puder…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996