segunda-feira, 25 de maio de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / STF suspende transferência de Lula para presídio em São Paulo

STF suspende transferência de Lula para presídio em São Paulo

Matéria publicada em 7 de agosto de 2019, 17:53 horas

 


Lula conseguiu se manter preso em Curitiba


Brasília –
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (7) suspender a decisão da Justiça Federal que autorizou a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o presídio de Tremembé, em São Paulo.

Seguindo voto do relator do caso, ministro Edson Fachin, a maioria do ministros decidiu que Lula deve continuar preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba até a decisão definitiva do caso pela Segunda Turma da Corte, colegiado responsável por julgar os casos da Operação Lava Jato.

Mais cedo, a defesa de Lula pediu ao STF para anular a decisão do juiz Paulo Eduardo de Almeida, da Justiça estadual de São Paulo, que determinou que o ex-presidente seja levado para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior paulista, após a Justiça Federal do Paraná ter autorizado a transferência. Os advogados também queriam manter a prisão de Lula em uma sala especial da Polícia Federal (PF) em Curitiba, pedido que foi aceito liminarmente pela Corte. A liberdade de Lula também foi solicitada, mas não chegou a ser analisada pelo plenário.

O pedido de transferência foi feito pela PF. Segundo a corporação, a saída de Lula da carceragem da superintendência é necessária para reduzir gastos e uso de efetivo a fim de garantir a segurança do local, “bem como devolvendo à região a tranquilidade e livre circulação para moradores e cidadãos que buscam serviços prestados pela Polícia Federal.”

Desde abril do ano passado, Lula cumpre provisoriamente, na Superintendência da Polícia Federal no Paraná, pena de oito anos, 10 meses e 20 dias por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP).

Deputados

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, recebeu nesta tarde cerca de 100 deputados federais, que foram à Suprema Corte tratar da situação do ex-presidente Lula. “À Justiça cabe decidir de acordo com a Constituição e as leis. Acabou de dar entrada um pedido aqui que será analisado da maneira mais rápida e urgente possível, e penso que ainda hoje haverá alguma decisão. O sentido dessa decisão não sei o que será, mas com certeza haverá uma decisão ainda hoje. Era isso que eu queria dizer”, disse Toffoli ao final do encontro.

O ministro afirmou que foi surpreendido ao receber diversas lideranças partidárias. “Não lembro de ter havido momento desse, de tantos parlamentares e lideranças com visões diferentes da política e da sociedade estando aqui”, disse Toffoli. A ida dos parlamentares ao STF paralisou a apreciação de destaque da reforma da Previdência, que estavam em votação no plenário da Câmara.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

11 comentários

  1. Avatar

    Como as mulheres sofrem nesse lugar maldito! É um caso atrás do outro! Os homens desse lugar devem ser cavernícolas. Eu jamais gostei de Barra Mansa, prefiro Resende mesmo ou Volta Redonda.

  2. Avatar
    Por um Brasil melhor.

    cheguei a seguinte conclusão de quem defende Lula, a pessoa deve sofrer de alguma deficiência mental, ou ser totalmente desinformado , ou omissa e com desvio de caráter que o leva acreditar que ser corrupto vale apena.

  3. Avatar

    Melhor presidente da história do Brasil…Pena que a Elite Capitalista é podre…. Lula livre

  4. Avatar

    Lugar desse crápula é na cadeia .

  5. Avatar

    Esse capítulo já deu. Vamos passar pra outro assunto. Lula livre, Lula solto, lularapio. O brasileiro é passional, que chatice. Quero saber oq vou ganhar no dia dos pais.

    • Avatar

      Se teus filhos forem tão idiotas quanto vc posso lhe assegurar q nem mesmo um telefonema receberá de dia dos pais.

  6. Avatar

    Joga na lata de lixo.

    • Avatar

      Graças ao bom Deus , O STF acadouy e já está tirando a máscara da Lava jato . Eles estavam planejando a morte do Lula .. glória a Deus glória Deus Lula está vivo.. Vcs sabem o aconteceu Ulisses Guimarães e Teorir zavart ???????

  7. Avatar

    Lula preso político, A cadeira da presidência seria do Lula . Como a lava jato armou o bote ..deu no que deu hein !!!

    • Avatar

      Alguém aí a nao ser os Bolsominions acreditou que LULA iria para uma prisao sem cela especial? ATÉ o papa Francisco viria aqui tirar ele de lá, LULA é preso político e amado por todo cidadão de bem.

  8. Avatar

    Lula tete 36 milhoes bloqueados.
    Como elite da elite, Lula nunca vai ser preso com gente do povo!

Untitled Document