sábado, 24 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / TSE barra candidatura de Lula à presidência

TSE barra candidatura de Lula à presidência

Matéria publicada em 31 de agosto de 2018, 23:23 horas

 


Lula buscava registrar candidatura mas encontrou muitas barreiras jurídicas


Brasília – 
A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu barrar o pedido de registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República nas eleições de outubro. A decisão foi tomada a partir de 16 impugnações à candidatura apresentadas ao tribunal.

A maioria formada entendeu que Lula está inelegível com base na Lei de Ficha Limpa, aprovada em 2010, que vetou a candidatura de quem foi condenado por órgão colegiado.

Até às 23h22 foram proferidos quatro votos contra o registro. Votaram neste sentido o relator, Luís Roberto Barroso, Jorge Mussi, Og Fernandes e Admar Gonzaga. O TSE é composto por sete ministros. O julgamento continua para a tomada dos votos do ministro Tarcísio Vieira e da presidente, Rosa Weber. Edson Fachin foi o único a se manifestar a favor da concessão do registro.

Pela decisão, ao final do julgamento, Lula não poderá mais aparecer no programa eleitoral para presidente, veiculado no rádio e na televisão, até que o PT faça a substituição por outro candidato. Conforme o entendimento, o ex-presidente também deverá ter o nome e foto retirados da urna. O partido terá 10 dias para indicar o substituto.

Lula está preso desde 7 de abril na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, em função de sua condenação a 12 anos e um mês de prisão, na ação penal do caso do triplex em Guarujá (SP), que foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

7 comentários

  1. Avatar

    Lula lá, morre uma estrela
    Lula lá, preso em Curitiba
    E assim,
    Cresce a esperança
    Sem vc de um país melhor.
    C’est fini.

  2. Avatar

    Demorou, lugar de bandido é na cadeia, não fazendo campanha.

  3. Avatar

    Tomara que o eleitor não caia nesta farsa, candidato bom desde o início não existiu e não existe mesmo, é tudo uma mesmíssima coisa, Não irá mudar nada, porque a prioridade destes políticos sempre será seus interesses próprios. A única maneira de mudar este querido Brasil seria uma umião de todos, mas como aqui isto não funciona vai daí a pior.Prova disto nossa educação falida, saúde e segurança tbem falida

  4. Avatar

    Votaria na Marina. Vou mudar pro PT …………….

    GOLPE ESCANCARADO. Só alienado não percebe!

    AGORA É 13 !!!

  5. Avatar

    parabéns a esses que entenderão que o povo não merece sofrer mais com uma praga dessa comandando nosso governo.

  6. Avatar

    Oh Glória. Não é todo dia que a gente lê notícia boa. Bye bye Lula.

Untitled Document