Uso de simulador para obtenção de CNH será facultativo

Por Diário do Vale

Simulador no processo de habilitação se torna facultativo (crédito AB)

Brasília – Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (17) torna facultativo o uso de simulador de direção veicular no processo de formação de condutores, para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As novas regras preveem, ainda, redução de 25 para 20, no número de horas-aula (h/aula) práticas nas auto-escolas, para a categoria B da CNH. No caso da categoria A, serão necessárias pelo menos 15 h/aula. Em ambos casos, pelo menos 1h/aula terá de ser feita no período noturno. Para condutores de ciclomotores, a carga horária mínima será de 5h/aula.

As medidas começam a valer no prazo de 90 dias a serem contados a partir de hoje – data em que a matéria foi publicada no DOU.Em abril, durante reunião do Contran que definiu as novas regras, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que as mudanças ajudarão a desburocratizar etapas do processo de formação do condutor. “As decisões foram fruto de muita reflexão e estão sendo tomadas com toda responsabilidade”.

Na oportunidade, ele argumentou que o simulador não teria eficácia comprovada. “Ninguém conseguiu demonstrar que isso tem importância para formação do condutor. Nos países ao redor do mundo, ele não é obrigatório, em países com excelentes níveis de segurança no trânsito também não há essa obrigatoriedade. Então, não há prejuízo para a formação do condutor”, disse.

De acordo com o ministro, a medida visa reduzir a burocracia na retirada da habilitação. O ministro disse estimar uma redução de até 15% no valor cobrado nos centros de formação de condutores.

VOCÊ PODE GOSTAR

3 Comentários

Alfe 17 de junho de 2019, 18:23h - 18:23

A demagogia eleitoreira do bolsonaro com o trânsito deixará as ruas e estradas ainda mais selvagens. Reduziu o número de aulas práticas, aumentou a validade das carteiras, esta retirando os radares de velocidade das rodovias… e até agora nenhuma medida concreta para acabar com os acidentes, com as mortes e a invalidez no trânsito que causam prejuízos para todos contribuintes desde o sistema de resgate, sistema hospitalar, nas empresas já que funcionários ficam afastados e principalmente na assistência social.

Eleitpr 17 de junho de 2019, 14:22h - 14:22

Auto escolas e as clínicas do DETRAN

Gabriel 17 de junho de 2019, 12:08h - 12:08

Auto escolas são verdadeiras gangues a serviço do governo.

Mas Boa notícia! Esse ministro é muito bom.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996