terça-feira, 27 de outubro de 2020 - 00:24 h

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Vagas para licenciamento anual do Detran-RJ aumenta em 40%

Vagas para licenciamento anual do Detran-RJ aumenta em 40%

Matéria publicada em 7 de setembro de 2020, 11:19 horas

 


Rio- Dando continuidade ao plano de retomada das atividades, o Detran-RJ aumentará a partir de quarta-feira, 9, a oferta de vagas para licenciamento anual em cerca de 40% no estado. Com essa medida serão reabertos mais 15 postos de vistoria e 16 Unidades de Serviço Veicular (USV). Com isso, serão 65 postos de atendimento do setor de veículos em funcionamento até agora.

Na primeira semana de retorno, os 15 postos de vistoria oferecerão apenas o serviço de licenciamento anual. Assim, será possível fazer ajustes na operação em função das recomendações de distanciamento e também devido ao restrito quadro funcional, já que parte da equipe integra grupos de risco. Nas semanas seguintes, os postos oferecerão uma maior oferta para os serviços que necessitam de vistoria, como transferência de propriedade, alteração de características e troca de município.

Com esta ampliação, que só foi possível com a melhoria do quadro de contágio na maior parte do estado, o departamento sobe para mais de 180 postos já em funcionamento, entre serviços de registro de veículos, habilitação e identificação civil.

“Mesmo com o aumento da oferta de vagas para o licenciamento, lembramos que já se encontra disponível o CRLV digital e a partir de 2021, não teremos mais a emissão física do documento. Por isso, ressaltamos a importância da população se adaptar a baixá-lo em seus aparelhos eletrônicos. É muito mais prático para o cidadão”, explicou o presidente do Detran-RJ, Marcello Braga Maia.

O representante do Detran-RJ lembrou que a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) pode ser baixada em celulares ou tablets, e é válida em todo o território nacional e substituiu completamente o documento obtido no Detran. O passo a passo está disponível no site do departamento ou no link:  https://youtu.be/qXAS5N1KtQg. Para ter acesso, basta quitar a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), no site do banco Bradesco, e o seguro DPVAT, no site da seguradora Líder.

A exceção ressalta Marcello Braga, é para veículos de carga, ônibus, micro-ônibus e transporte escolar que ainda precisam emitir o documento nos postos do Detran, pois esses veículos possuem particularidades, além de ser necessário a apresentação de outros documentos como registro na ANTT e CSVs.

A Detran-RJ esclarece que o risco de contaminação ainda existe e por causa disso o órgão solicita que o proprietário busque pelo serviço presencial apenas se for imprescindível. Para ter acesso aos serviços é necessário agendamento prévio (exceto para troca de placa dianteira e comunicação de venda, com limitação de 20 por dia) pelo site (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento (21 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042).

A lista com os locais e serviços disponíveis está disponível no seguinte link http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=11198 . Na sede, no Centro do Rio, o atendimento acontece das 8h às 16h; nos postos de vistoria, das 9h às 17h; nas USVs, das 10h às 16h; e nas unidades do Rio Poupa Tempo (RPT), das 8h às 17h.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document