terça-feira, 22 de outubro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Bastidores e Notas – Por Aurélio Paiva

Bastidores e Notas – Por Aurélio Paiva

Suicídio de Vargas: Em 1942, nascia em Volta Redonda o ‘Anjo Negro’, personagem que mudaria a História do Brasil

Um raio de luz incidiu sobre o metal polido de um revólver naquele dia desconhecido de agosto de 1942, em algum ponto de Volta Redonda. O ângulo de incidência do ... Leia Mais »

A ciência no lixo e o lixo de ciência no Brasil

Os ministros do maior tribunal do país, o Supremo Tribunal Federal (STF), mostraram nos últimos meses que, junto às suas dezenas de assessores cada um, são antas em matemática, especialmente ... Leia Mais »

Ressurge a matemática das universidades, mesmo com o governo atrasado na resposta

Há uma semana postei que a mídia, os políticos, muitos professores e até reitores expuseram seu analfabetismo matemático no “corte de 36% do orçamento ” do colégio federal Pedro II, ... Leia Mais »

Analfabetismo matemático foi longe demais no Brasil

Hoje é um dia especial. Dia 3 de maio deveria ser o Dia Nacional do Analfabetismo Matemático. Neste dia de hoje todos os sites de jornais, professores, mestres, doutores, políticos ... Leia Mais »

De Volta Redonda a Resende, todos já foram paulistas um dia

Imagine a população de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Quatis, Itatiaia e  Porto Real, em frente à TV, em um restaurante, pedindo “um chopps e dois pastel” para ver a ... Leia Mais »

O jornalismo, como o Titanic, não resiste a um simples iceberg

Leia Mais »

Pelé: respeitado no mundo; desdenhado em seu país

Pelé foi o comentarista televisivo no Brasil do amistoso entre as seleções brasileira e argentina na manhã de sexta-feira. Pelé é tão importante e respeitado que um comentário que fez, ... Leia Mais »

Entre a prosa e a poesia (Ou: como escrever o Brasil de hoje)

Aurélio Paiva Jornalista como eu vive da prosa, e a poesia só há por admiração. Mas na dura prosa de tantos, em meio a uma realidade inquieta, eu me pergunto: ... Leia Mais »

Joesley Batista, JBS, corruptor e delator: Livre, leve, solto e ainda mais rico

Estava quase toda a nação diante da TV quando o Jornal Nacional deu a seguinte notícia: – Exatamente às 19h30, uma notícia bombástica abalou o Brasil. O colunista Lauro Jardim ... Leia Mais »

Vende-se pacote ideológico completo, embalado a ódio e com discurso pronto

No início desta sexta-feira postei um texto no Facebook. Dado o interesse despertado resolvi trazer o tema para a coluna. Reproduzo a seguir o texto postado para discorrer sobre ele ... Leia Mais »

Untitled Document