sábado, 14 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Ciência – Por Jorge Calife

Ciência – Por Jorge Calife

Coisas estranhas no céu

Na constelação da Serpente, a 600 milhões de anos-luz da Terra, existe uma coisa linda e muito, muito grande. Uma série de anéis concêntricos de estrelas com um diâmetro de ... Leia Mais »

Júpiter não vai perder sua famosa mancha

As aparências enganam. O planeta Júpiter não vai perder a sua famosa mancha vermelha como andaram anunciando. Pelo menos é o que diz o físico Philip S. Marcus, especialista em ... Leia Mais »

Vivemos em um Universo muito estranho

Na década de 1920 o cientista irlandês John Desmond Bernal comentou que “o universo não é apenas mais estranho do que imaginamos. Ele é mais estranho do que podemos imaginar”. ... Leia Mais »

Explosão nuclear no espaço surpreende cientistas

O Universo em que vivemos é um lugar muito violento. Cheio de fenômenos que reduzem à insignificância a tecnologia criada pelos seres humanos. No dia 21 de agosto passado nosso ... Leia Mais »

Astrônomos descobrem um novo tipo de buraco negro

Há muito tempo que os astrônomos suspeitam que existem milhões de buracos negros vagando pela nossa galáxia. Restos de estrelas mortas que devoram qualquer coisa que se aproxime deles. Sua ... Leia Mais »

Um Halloween no espaço sideral

Quinta-feira passada, dia 31 de outubro, foi comemorado o tradicional Halloween. Uma festa de origem europeia que chegou ao Brasil graças aos filmes americanos e a televisão. A agência espacial ... Leia Mais »

Telescópio TESS vai procurar civilizações alienígenas

A agência espacial americana Nasa anunciou, semana passada, que seu telescópio espacial TESS vai colaborar com o projeto Breakthrough Listening, que procura detectar outras civilizações no espaço. O TESS fica ... Leia Mais »

Prêmio Nobel não acredita na colonização do espaço

O astrofísico Michel Mayor foi um dos premiados com o Nobel da Física deste ano. Ele descobriu um dos primeiros planetas Terra orbitando um Sol como o nosso. O 51 ... Leia Mais »

Cometa vindo do espaço interestelar mobiliza astrônomos

Nosso sistema solar acaba de receber um segundo visitante do espaço interestelar. É o cometa 21 Borisov que foi descoberto pelo astrônomo amador Gennady Borisov, da Crimeia. Ele estava observando ... Leia Mais »

O Nobel da Física e suas polêmicas

O Nobel da Física deste ano continua a provocar polêmicas. Geralmente, o prêmio é concedido a uma única área de pesquisa. Mas, este ano, a Academia Sueca se dividiu entre ... Leia Mais »

Untitled Document