terça-feira, 18 de janeiro de 2022 - 14:00 h

TEMPO REAL

 

Capa / Ciência – Por Jorge Calife

Ciência – Por Jorge Calife

O presente de Natal da Nasa

Depois de dez anos de atrasos, problemas e estouros do orçamento, o super  telescópio espacial James Webb foi lançado com sucesso, no dia 25 de dezembro, do espaçoporto de Kourou, ... Leia Mais »

A espaçonave que tocou no Sol

Na semana passada a agência espacial americana Nasa anunciou que sua sonda solar, a Parker, tinha tocado no Sol. A nave robô, que é o veículo mais rápido já construído ... Leia Mais »

E 5 bilhões de dólares passaram voando pelo céu

O asteroide 4660 Nereus passou pela Terra no último sábado, dia 11 de dezembro. Os blogueiros da internet fizeram o escândalo de costume. Mas não havia o menor perigo. No ... Leia Mais »

A China e o misterioso cubo na Lua

O Yutu 2, é um veículo robô da agência espacial chinesa, que esta percorrendo as regiões inexploradas do polo sul da Lua, desde que desceu lá, levado pela nave Chang´e ... Leia Mais »

Os buracos de minhoca e as viagens pelo espaço e o tempo

Quem assiste a filmes de ficção científica já ouviu falar nos buracos de minhoca, ou wormholes em inglês. Eles são túneis através do espaço e do tempo que permitem viajar ... Leia Mais »

Uma nova janela para o céu

Em 2016, quando o observatório Ligo anunciou a primeira detecção de ondas gravitacionais, eu comentei aqui nesta coluna que uma nova janela para o céu tinha sido aberta. Os corpos ... Leia Mais »

O Natal e os 29 dias de terror da Nasa

Os engenheiros e técnicos da agência espacial americana, Nasa, vão passar um Natal e uma virada de ano angustiantes. Vão ser os 29 dias de terror do lançamento do telescópio ... Leia Mais »

Nasa vai testar sistema de defesa planetária no final do mês

Esta tudo pronto para o primeiro teste de um sistema de defesa contra asteroides. Se tudo correr bem, no dia 24 de novembro, um foguete Falcon 9 será lançado da ... Leia Mais »

Em uma galáxia muito, muito distante

Pesquisadores do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica detectaram sinais da existência de um planeta na galáxia do Redemoinho, que fica a 28 milhões de anos-luz da Terra. Na última década a ... Leia Mais »

Sinais de rádio misteriosos intrigam astrônomos

Astrônomos do observatório ASKAP, situado no deserto da Austrália, estão às voltas com um grande mistério. Suas antenas parabólicas captaram um sinal de rádio vindo do centro da nossa galáxia, ... Leia Mais »

Lucy, no céu com os asteroides

Na madrugada do dia 16 de outubro, sábado passado, o lançamento de um foguete Atlas 5 iluminou o céu de Cabo Canaveral na Flórida. No cone do foguete viajava uma ... Leia Mais »

Untitled Document