>
segunda-feira, 23 de maio de 2022 - 17:01 h

TEMPO REAL

 

Capa / Ciência – Por Jorge Calife

Ciência – Por Jorge Calife

O ‘gigante gentil’ da Via Láctea

Enquanto os homens se matam, disputando pedacinhos deste grão de pó, o Universo os ignora e segue seu caminho. Na semana passada a equipe de astrônomos do Telescópio Horizonte de ... Leia Mais »

A Axiom-1 e a industrialização do espaço

No dia 25 de abril, quatro astronautas retornaram a Terra a bordo de uma cápsula espacial Dragon, encerrando a missão Axiom-1. Não se tratava de mais um voo de turistas ... Leia Mais »

Telescópio africano detecta megalaser galáctico

Cientistas do Observatório MeerKAT, na África do Sul, anunciaram a descoberta do maior raio laser já observado no Universo. O raio laser é uma emissão de radiação eletromagnética coerente, que ... Leia Mais »

Cometa descoberto por brasileiro é o maior de todos

Esta confirmado, o cometa descoberto pelo astrônomo brasileiro Pedro Bernardinelli é o maior cometa já observado. Uma pesquisa recente, feita com imagens do telescópio espacial Hubble, mostra que o Bernardinelli-Bernstein, ... Leia Mais »

Hubble observa a estrela mais distante

Em uma conferência virtual da imprensa, realizada no dia 30 de março, a agência espacial americana Nasa anunciou a mais nova descoberta feita pelo telescópio espacial Hubble. O telescópio, que ... Leia Mais »

As primeiras estrelas do James Webb

O telescópio espacial James Webb completou a primeira fase do processo de alinhamento dos seus espelhos. E enviou para a Terra suas primeiras imagens. Ainda são imagens de teste, que ... Leia Mais »

A ciência em tempo de guerra

O historiador israelense Yuval Noah Harari ficou conhecido mundialmente por seus livros com previsões para o futuro, como Sapiens e Homo Deus. Neste último ele chegou a afirmar que as ... Leia Mais »

Os poentes e as auroras coloridas do Hunga Tonga

Muitas pessoas tem notado um aumento no colorido do céu durante as alvoradas e crepúsculos. Uma amiga que costuma acordar cedo me falou outro dia dos dourados, vermelhos e rosas ... Leia Mais »

Um sinal estranho no céu

Astrônomos australianos detectaram uma estranha emissão de rádio vindo de um ponto da Via Láctea. Diferente de tudo o que já foi observado o sinal de radiofrequência dura 60 segundos, ... Leia Mais »

E as chuvas chegaram com força

O verão de 2022 esta provocando fenômenos estranhos em todo o país. Esta semana a população de Urupema, em Santa Catariana, acordou com os campos cobertos de geada. O que ... Leia Mais »

A primeira observação do James Webb

  No momento em que escrevo esta coluna, o telescópio espacial James Webb se encontra no ponto de Lagrange, a mais de 1 milhão e 300 mil quilômetros da Terra. ... Leia Mais »

Untitled Document