terça-feira, 22 de setembro de 2020 - 17:56 h

TEMPO REAL

 

Capa / Ciência – Por Jorge Calife

Ciência – Por Jorge Calife

Júpiter e Saturno se alinham com a Terra

O cometa Neowise foi uma decepção. Além de muito apagado ele se encontra ao lado da constelação da Ursa Maior. Que fica muito perto do horizonte norte para quem observa ... Leia Mais »

Um novo cometa brilha no céu

Um belo cometa está passando pelo nosso sistema solar e vai tornar o céu noturno mais bonito neste mês de julho. Trata-se do Neowise, que passou perto do Sol no ... Leia Mais »

Estudo sugere que há 36 civilizações em nossa galáxia

Um grupo de astrofísicos da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, terminou um estudo que sugere a existência de outras civilizações em nossa galáxia, a Via Láctea. Os pesquisadores partiram da ... Leia Mais »

Iranianos procuram por wormholes estáveis

Os fãs de cinema e séries de televisão estão cansados de ouvir falar nos wormholes. Wormholes ou buracos de minhoca seriam túneis através da estrutura do tempo e do espaço. ... Leia Mais »

Acabou o mistério da estrela Betelgeuse

A estrela gigante vermelha Betelgeuse, da constelação do Orion, não corre o risco de explodir. O que é uma ótima notícia nesses tempos de desgraça global. Observações com telescópios mostram ... Leia Mais »

O voo tranquilo do Dragão

Só existem três lugares do planeta Terra que estão livres da pandemia do Coronavírus: O continente Antártico, a região em torno do polo norte e a Estação Espacial Internacional, que ... Leia Mais »

Nasa prevê o fim da Amazônia

Um novo estudo da agência espacial americana, Nasa, mostra que a floresta amazônica está secando. A perda da umidade aumenta a necessidade de água e deixa a floresta ainda mais ... Leia Mais »

A intrigante perfeição da galáxia do Sombrero

A galáxia do Sombrero é uma das mais belas e perfeitas do Universo. Situada na constelação da Virgem, a 31 milhões de anos-luz da Terra, ela é a favorita dos ... Leia Mais »

Constelações de satélites deixam astrônomos preocupados

Há duas semanas um foguete Falcon, da empresa Space X, lançou 60 satélites artificiais de uma só vez. Eles fazem parte de uma rede de mais de mil engenhos, a ... Leia Mais »

Os ventos gelados de Plutão

O famoso “coração branco” do planeta Plutão está provocando ventos de nitrogênio que espalham partículas pela superfície deste pequeno mundo. A descoberta foi anunciada por cientistas do Centro Espacial Ames, ... Leia Mais »

Untitled Document