terça-feira, 11 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Ciência – Por Jorge Calife

Ciência – Por Jorge Calife

Vênus: Um mundo destruído pelo aquecimento global.

Vênus é o astro mais brilhante que podemos ver no céu, depois do Sol e da Lua claro. Em determinadas épocas ele brilha como um diamante cintilante logo depois do ... Leia Mais »

ANITA e a pesquisa dos raios cósmicos.

Na semana passada, como se recordam, comentei aqui nesta coluna sobre as observações feitas pela sonda ANITA, da NASA, em seus voos acima da calota polar Antártica. Apesar de todo ... Leia Mais »

Space X começa a testar componentes do BFR

A conquista do planeta Marte vai “de vento em popa”. Pelo menos no que depender da empresa Space X, do bilionário Elon Musk. Semana passada ele anunciou que vai começar ... Leia Mais »

Ciência: Uma longa viagem ao planeta Mercúrio

A sonda espacial europeia Bepi-Colombo decolou com sucesso da base de Korou, na Guiana Francesa na sexta-feira, dia 19 de outubro. Impulsionada por um foguete Ariane 5, a nave robô ... Leia Mais »

Estudo explica porque não contatamos alienígenas

Um novo estudo, submetido a revista científica The Astronomical Journal tenta explicar porque, depois de mais de 40 anos de buscas, os astrônomos ainda não conseguiram fazer contato com extraterrestres. ... Leia Mais »

A substância mais dura do Universo

Nas histórias em quadrinhos o Wolverine tem garras de adamantium, uma substância fictícia que seria capaz de cortar aço como papel. Na vida real os cientistas descobriram uma substância ainda ... Leia Mais »

O perigo das viagens a Marte

Duas novas pesquisas, divulgadas recentemente, revelaram um grande obstáculo aos planos de visitas ou colonização do planeta Marte. Com os foguetes atuais a viagem levaria seis meses só de ida, ... Leia Mais »

Robôs japoneses dão saltos sobre asteroide

A sonda espacial japonesa Hayabusa 2 lançou com sucesso dois pequenos robôs na superfície do asteroide Ryugu, que tem a forma de um cubo. Os dois robôs, chamados Minerva-II 1A ... Leia Mais »

De volta para a Lua

Há 46 anos que ninguém vai a Lua. Os últimos homens a caminharem pela superfície empoeirada de Selene foram Eugene Cernan e Harrison Schmidt, em dezembro de 1972. O que ... Leia Mais »

A nova temporada de furacões

A atual temporada de furacões, nos oceanos Atlântico e Pacífico, está confirmando as piores previsões dos teóricos do aquecimento global. Na semana passada tivemos duas tempestades destruidoras em pontos opostos ... Leia Mais »

Untitled Document