Cinema com acessibilidade

Por Paulo Moreira

WhatsApp Image 2017-06-26 at 12.01.27 (1)

Um projeto de lei de autoria do vereador Washington Uchôa (PRB), dispõe sobre a obrigatoriedade de exibição de legendas na reprodução de filmes nas salas de cinema de Volta Redonda, em todos os horários disponíveis.

***

De acordo com a iniciativa, ficam as empresas operadoras de cinemas, instaladas no município de Volta Redonda, obrigadas a reproduzirem seus filmes com a exibição de legendas em Língua Portuguesa, em todos os horários disponíveis.

***

Essa obrigatoriedade abrange os filmes exibidos originalmente com áudio em Língua Portuguesa, dublados, bem como, aqueles exibidos em Língua Estrangeira.

***

“O objetivo principal do Projeto é atender as pessoas com deficiência auditiva, que poderão ter acesso aos cinemas e compreender aos filmes a partir da leitura da legenda, em todos os horários disponíveis pela empresa – disse Washington, ressaltando que os cinemas não exibem legendas em todas as reproduções, limitando, assim, o deslocamento dessas pessoas que ficam ‘presas’, sem poderem optar pelo horário que melhor lhes convêm. “Esse projeto irá beneficiar deficientes auditivos que hoje se sentem excluídos das salas de cinema do nosso município. Todos os deficientes precisam da inclusão social que merecem”.

 

Parecer do MPF

Em busca de respostas sobre o Projeto de Lei, o vereador esteve no Ministério Público Federal, que determinou a extração de cópia dos autos para instauração de inquérito civil público com o objetivo de acompanhar a implementação da Instrução Normativa nº 128/2016 da Ancine, que dispõe sobre critérios básicos de acessibilidade visual e auditiva a serem observados nos segmentos de distribuição e exibição cinematográfica.

 

Visita

Em visita ao Siderville na manhã desta terça-feira, dia 15, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos) anunciou uma série de melhorias no bairro. Ele foi recebido por Mario Mendonça, presidente da Associação de Moradores. A intenção foi a de confirmar o dia a dia dos moradores do local.

 

Agenda

Acompanhado pelo vice-prefeito Maycon Abrantes; pelo secretário municipal de Infraestrutura, Toninho Orestes e pelo secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, foi elaborada um agenda para que as ações sejam realizadas.

 

Definição

“Já definimos uma limpeza geral do bairro, nos bueiros, nas calçadas além da revitalização do asfalto, com as pinturas de faixas para orientar os caminhoneiros. Além disso, vamos entrar em contato com a empresa para que ocorra uma reunião entre eles (empresa), que tem um papel fundamental aqui e a prefeitura, para que possamos buscar soluções conjuntas em benefício dos moradores.”, prometeu Samuca Silva.

 

Passarela

Em relação à passarela sobre o Rio Paraíba, que liga o bairro ao Belmonte, a associação de moradores solicitou a instalação de pontos de luz. Segundo o presidente da associação, há constantes reclamações dos moradores sobre assaltos.

 

Pedido

“Pedi para a secretaria de Infraestrutura, melhorias no local e, de imediato, vamos colocar a iluminação. Precisamos realizar outras melhorias, e vamos tentar viabilizar recursos financeiros para essas ações”, afirmou Samuca Silva. Houve a sugestão para que os moradores,  através da Associação, elejam as principais necessidade a serem incluídas nas plenárias do Orçamento Participativo.

 

Agradecimento

“Agradeço muito a vinda do prefeito e de toda equipe aqui no bairro. Somos uma comunidade pequena, com cerca de sessenta famílias. Hoje me sinto um pouco mais respeitado pelo poder público. Isso mostra que o prefeito não veio aqui fazer política. Ele realmente está preocupado com o bem estar das pessoas e buscando soluções para nós”, concluiu Mário Mendonça.

VOCÊ PODE GOSTAR

2 Comentários

Eu já tinha avisado. 16 de agosto de 2017, 15:52h - 15:52

Mais uma lei que não serve para nada. A saúde a educação e a segurança pública devem estar uma maravilha né porque a falta do que fazer levam pessoas a criar esse tipo de inutilidade.

PT13 16 de agosto de 2017, 11:48h - 11:48

Vereador Washington, se eles querem com legenda, então vêem o filme que está com o horário legendado!!! Uma lei que não serve pra nada!!! Daqui a pouco vai querer criar uma lei que todos os filmes são obrigados a ser exibidos em todos os horários em português, para os deficientes visuais!!!! Aff!!! Essa sua lei, tem base em alguma pesquisa? Quantos deficientes auditivos existem em VR? Irá beneficiar quantas pessoas? Quantos deficientes auditivos frequentam os cinemas de VR? Creio eu que uma lei para ser sancionada ela deve ter pelo menos alguma dessas perguntas respondidas!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996