quinta-feira, 5 de agosto de 2021 - 17:18 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cultura Geral – Por Artur Rodrigues

Cultura Geral – Por Artur Rodrigues

Um mundo de invenções

Imagine viver nos dias de hoje sem telefone e sem internet. Volte alguns anos no tempo e tente mais uma vez imaginar o que seria a humanidade sem a eletricidade, ... Leia Mais »

São as águas…

“Águas de Março”, letra escrita por Tom Jobim, em 1972, e cantada ao lado de Elis Regina, em 1974, no álbum “Elis & Tom”, acabou por patentear de forma indelével ... Leia Mais »

Algo está fora da ordem mundial

Depois da transição no calendário e na cabeça, quando mudamos de 1999 para 2000, em que, ao longo do final do último século, muita expectativa havia se acumulado, era quase ... Leia Mais »

Entre a casa e o lar

A sabedoria popular diz que quem casa quer casa. Na verdade, esse não é um desejo somente de quem casa, mas de todas as pessoas casadas ou solteiras, aqui ou ... Leia Mais »

Tesouradas em Machado

O Brasil é um país sui generis, quando você pensa que tudo vai entrar nos eixos, que teremos uma vida com menos surpresas e problemas, que as águas virão somente ... Leia Mais »

Tomara que dê errado

Depois do lamentável episódio protagonizado pelo recém demitido secretário de Cultura, Roberto Alvim, o qual, flertou em um discurso descaradamente com o nazismo de Adolf Hitler, fala que trazia a ... Leia Mais »

‘Bom Sucesso’ na Literatura

Terminou na última sexta-feira, dia 24, a novela “Bom Sucesso”, de autoria de Rosane Svartman e Paulo Halm. O folhetim ocupou, ao longo de seis meses, o horário das 19 ... Leia Mais »

A cultura brasileira flerta com o nazismo

Desde o início da gestão Bolsonaro, alguns ministros e secretários deixaram as suas pastas já no primeiro ano de governo. Foram quatro os ministros trocados ao longo de 2019, começando ... Leia Mais »

Paulo Freire, o educador ‘energúmeno’

Paulo Reglus Neves Freire, falecido há 23 anos, foi, indiscutivelmente, um dos maiores educadores brasileiros, além de filósofo de mão cheia. Considerado um dos pensadores mais notáveis da história da ... Leia Mais »

Ano novo, vida nova?

Todos os anos, sempre quando se aproximam os últimos dias do mês de dezembro, é quase inevitável não dizermos a frase “Ano novo, vida nova”. Um clichê que é repetido ... Leia Mais »

Pelas barbas de Papai Noel

Dezembro chegou e com ele surgem milhares de árvores oriundas do “Polo Norte” by Brasil, que servem para decorar lares, sempre cheios de luzes – infelizmente, com bem menos intensidade, ... Leia Mais »

Untitled Document