quinta-feira, 14 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Espaço Aberto – Por Jorge Calife

Espaço Aberto – Por Jorge Calife

Mulheres na Lua

  Recentemente a agência espacial americana Nasa marcou a data para a primeira missão do projeto Artemis, cujo objetivo é colocar uma mulher na Lua em 2024. A missão Artemis ... Leia Mais »

Uma turbulência no céu da Boeing

Quem diria, a poderosa Boeing, a maior empresa aeroespacial do mundo, enfrenta uma grave crise. Há um ano a companhia navegava em um céu de brigadeiro. E queria até comprar ... Leia Mais »

A imprensa e os ataques do presidente

Se nós vivêssemos em um mundo ideal eu só escreveria sobre estrelas e galáxias aqui neste espaço. Infelizmente, o mundo real vive se intrometendo nas minhas contemplações cósmicas. E não ... Leia Mais »

Exterminando o futuro do Brasil

Nos últimos seis meses o Brasil vem sofrendo um processo de degradação digno de um filme catástrofe. Primeiro foram os incêndios na Amazônia que atingiram proporções nunca vistas. Depois foi ... Leia Mais »

Dava Newman: Uma mulher espacial

Ex vice-diretora da agência espacial americana Nasa, Dava Newman pertence aquela geração de crianças que viu os primeiros homens andarem na Lua, em 1969. Em suas memórias a engenheira espacial ... Leia Mais »

Do Flash Gordon ao Elon Musk

Na terça-feira passada mencionei aqui nesta coluna o pioneiro espacial dos quadrinhos, Flash Gordon. Quando eu curtia as aventuras do herói, nos suplementos dominicais dos jornais da minha infância, era ... Leia Mais »

Um dia de Mandrake

O jornalismo é uma profissão cheia de surpresas. Tem momentos difíceis, lances perigosos, episódios insólitos, mas, as vezes, é muito divertida. Este que vos escreve teve a sorte de sair ... Leia Mais »

Alexei Leonov: O primeiro pintor no espaço sideral

O cosmonauta russo Alexei Leonov morreu no dia 11 de outubro, aos 85 anos, em um hospital de Moscou. Nascido em 1934, Alexei Arkhipovitch Leonov participou de uma das missões ... Leia Mais »

O bilionário que quer ir para Marte

O bilionário Elon Musk não desiste de seus planos de conquistar o planeta Marte em 2024. Daqui a apenas cinco anos. Na semana passada ele apresentou ao mundo o protótipo ... Leia Mais »

Uma cidade perdida

  Outro dia uma leitora desta coluna veio me dizer que “gosta daquelas crônicas que falam da Pinheiral de antigamente”. Da época em que podíamos admirar o poente as margens ... Leia Mais »

Untitled Document