Paris – A seleção feminina de vôlei conquistou, na tarde deste sábado (10), a medalha de bronze nos Jogos de Paris. O Brasil venceu a Turquia por 3 a 1, com as parciais de 25/21, 27/25, 22/25 e 25/15. A partida, que determina o bronze olímpico, foi um respiro após a dura derrota para os Estados Unidos nas semifinais. Com a medalha, o Brasil conquistou o 20º pódio e igualou a campanha dos Jogos no Rio 2016, apesar de um menor número de ouros.
Com grande atuação de Gabi Guimarães, com 28 pontos, e Thaisa, com 17, o Brasil acrescentou a sexta medalha olímpica das mulheres na história da modalidade. Ao todo, o vôlei de quadra brasileiro chega à 12ª medalha em Jogos Olímpicos.
A equipe de José Roberto Guimarães se manteve tranquila nos momentos de maior tensão, principalmente nos finais dos sets para conseguir anular a perigosa Melissa Vargas, cubana naturalizada turca e a craque do time, a oposta Ebrar Karakurt. Além de Gabi e Thaisa, o Brasil ainda contou com bons desempenhos de Ana Cristina e Rosamaria, que marcaram 13 e 10 pontos, respectivamente.
O Jogo
Os três primeiros sets foram muito disputados. Com as equipes oscilando pela superioridade na partida, o Brasil garantiu o primeiro e o segundo set. Já o terceiro foi vencido pelas turcas, que conseguiram explorar os erros das brasileiras. Já o quarto set, decisivo, foi relativamente tranquilo para o Brasil. O ponto final da partida foi marcada por Thaisa, bicampeã olímpica e figura histórica do voleibol brasileiro.