domingo, 21 de abril de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Opinião / 100 dias de Governo Bolsonaro

100 dias de Governo Bolsonaro

Matéria publicada em 11 de abril de 2019, 20:21 horas

 


O Governo de Jair Bolsonaro apresenta o pior índice de aprovação de um presidente recém-eleito, desde Collor. Com isso, nesses primeiros 100 dias de ação a chamada “lua de mel” com a opinião pública foi inexistente e, por incrível que pode parecer, praticamente todos os problemas e crises enfrentadas foram geradas dentro do próprio governo, seja por declarações desastradas de Bolsonaro, de seus filhos, de seus ministros ou de membros de seu partido, o PSL.
A maioria dos analistas, portanto, avaliam como negativos esses 100 primeiros dias, seja no plano nacional ou internacional. Os bolsonaristas, que são diferentes dos eleitores de Bolsonaro, correm para afirmar que é pouco tempo, que o estrago do lulopetismo foi bem grande e estendeu por cerca de 16 anos. Há, apenas, parte de verdade na afirmação. Os 100 dias de um governo é uma amostra, como, para o médico, uma amostra de sangue.
Não se retira todo o sangue de um paciente para detectar uma doença, como não se espera metade de um mandato para se avaliar as ações governamentais. Em termos positivos, há dois ministros que dão sustentação racional ao governo: Paulo Guedes, na Fazenda e Sérgio Moro na Justiça; o primeiro se esforça para dar conteúdo e forma à Reforma da Previdência e o segundo apresentou um pacote anticrime, que já sofreu descaracterização e está em compasso de espera, tendo perdido força política.
Outro ponto a ser destacado é a racionalidade e certa estabilidade oriunda no núcleo militar do governo e, ainda nesta seara, a boa atuação do vice-presidente, Hamilton Mourão. Já o presidente Jair Bolsonaro só na última semana fez um gesto de aproximação com os líderes dos partidos políticos, porque até há pouco todos eram chamados de membros da “velha política”. Deu-se, assim, nestes primeiros meses a manutenção de um discurso de campanha e, por isso, Bolsonaro não compreendeu a liturgia do cargo e nem a importância do papel de liderança que o presidente da república exerce.
O fato de Bolsonaro gostar e se dar bem nas redes sociais fez com ele continuasse a se concentrar naquele público que já lhe é fiel, já convertido, deixando de lado os demais brasileiros. As confusões entre interesses familiares e do Estado foram, inúmeras vezes, sentidos, até o ponto de um ministro de Estado ser demitido por antipatia de um dos filhos do presidente. Muitos dos seus ministros – sem a liderança do presidente – foram de uma incompetência singular, falando bobagens, paralisando seus ministérios e, também, apresentando currículos inverídicos em suas biografias. O pior, em tudo, foi conjugar a retórica de campanha com a falta de articulação política, que não foi feita nem pelo presidente e nem por seus ministros ou por líderes de seu partido. Aliás, o PSL mostrou-se um amontado de personalidades, mas sem organicidade e uma liderança capaz de dar sentido e rumo às dimensões da política seja no parlamento seja junto à sociedade. No plano internacional, as declarações de intenções foram, muitas vezes, no sentido oposto da tradição de nossa diplomacia e as visitas presidenciais (Davos, EUA, Chile e Israel) trouxeram mais problemas que soluções até agora.
Houve, enfim, um governo sem líder, um presidente e ministros mais ligados às posições ideológicas do que capazes de governar com estratégia. Esses 100 primeiros dias foram ruins. Pode, se quiserem, melhorar, mas dependerá de esforço individual e coletivo. Talvez, a síntese do governo tenha sido o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez: despreparado, confuso, ideológico e inoperante. Bolsonaro deverá assumir as rédeas de seu governo ou, então, outros poderão fazer isso.

Rodrigo Augusto Prando é Cientista Político e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Sociologia, pela Unesp/FCLAr.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

29 comentários

  1. Avatar

    Todos governos são como um livro,no final se fará a leitura completa da narrativa e do mundo real,tem um mané que diz que não há corrupção no governo atual,essa declaração da intervenção na Petrobras ,fez o valor de mercado cair em mais de 30 bilhões, será que todo mundo perdeu?

  2. Avatar

    Este sujeito ,ao qual não deve mencionar o nome,deve ser cargo comissionado do Bozo ,fica na mídia igual ao Carluxo ,seu parceirinho!!!!!!!!!!

  3. Avatar

    Queiroz foi abduzido se ele abrisse o bico,tchau querido!!!!!!!!!!

  4. Avatar

    Eu acho que o governo Bolsonaro fez 100 dias na primeira semana, por conta da ansiedade geral, do nível de cobrança, e a gente tá tentando ainda começar a respirar o pós-petismo, pois depois do impeachment da Dilma houve uma transfusão de ocupação do Estado: os parasitas foram retirados em 2016 e 2017 das áreas chaves como o Tesouro Nacional, que foi ocupado por militantes petistas absolutamente sem nenhuma categoria para o cargo e o restante dessa locomotiva foi sendo, digamos, salvo, recuperado daquele loteamento terrível que nós vivemos por quase década e meia! Foi um período muito turbulento!
    Agora temos o governo Bolsonaro, no entanto, temos ainda os petistas e sub-petistas e aliados, etc.. que roubaram muito e estão muito rico, possuindo muita influência no Ministério Público e Tribunais Superiores como na Imprensa e esse pessoal não quer que o Bolsonaro construa nada! Basta lembrar que eles estão fazendo com o Bolsonaro o que faziam com FHC: votavam contra o Plano Real; o Plano de Responsabilidade Fiscal e a Constituição! São sempre contra quem está no poder!

    No primeiro mandato da presidente Dilma, ela terminou o ano com sete ministros demitidos, sendo que seis deles foram por causa da corrupção! E a Dilma terminou com aprovação recorde e com apelido de “faxineira da República”, ou seja, o Brasil chegou a acreditar que a Dilma era a moralização do governo Lula, o brasileiro acredita em qualquer coisa!
    O que dizer de algumas pessoas que escreveram aqui em baixo, dizendo que prefeririam que o Ciro Gomes fosse o presidente do Brasil, esquecendo que um dos ministros demitidos pela Dilma foi o corrupto Carlos Lupi que se Ciro fosse eleito seria um de seus ministros?!
    Como diria Albert Einstein: “Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana…”

  5. Avatar

    Das 21000 na verdade foram 500, mais uma do governo fake e tem gente que embarca, são cargos que estão vagos .

  6. Avatar
    Professor Raimundo

    Quando assistimos o ídolo Moro dizendo conge,damos desconto ao analfa funcional onisciente e onipresente em assuntos econômicos e políticos,meu filho você tem sérios problemas gramaticais!!!

  7. Avatar

    Uma nau sem rumo nem o bom vento ajuda, quando os ratos irão pular do navio.

  8. Avatar
    Estinguisse é uma ova

    Vá para caverna para ser extinto!!!!!!!

  9. Avatar

    Enquanto se discute, o ex-capitão Bolsonaro, assumido incompetente em assuntos da economia, atropelou o tão elogiado ministro dessa área e mandou cancelar o aumento do óleo diesel, jogando as ações da Petrobras para baixo.
    Foi legalzinho com os caminhoneiros, mas se um presidente esquerdista fizesse isso no mínimo os capitalistas e suas “Mírians” das comunicações já estariam pedindo “guilhotina” para ele.
    Aliás, como fizeram com a Dilma.

  10. Avatar

    Agora você, Marcelo Bretas, está sendo insensato de novo pelo seguinte: é evidente que qualquer governo em seu início, em seus primeiros passos tenha tropeços! Teve problemas com a articulação política?! Teve, pois o presidente chamou os presidentes dos partidos para conversar mensalmente, pois é o início, o primeiro passo…
    Qual foi o governo da história democrática do mundo que com 100 dias se tornou irreparável, maior governo da história?! Nenhum, logo é preciso ter um pouco de paciência, pois algumas coisas precisam ser ajustadas, pois nós tivemos anos e anos de aparalhemanto e temos uma máquina infestada e todos os satélites, partidos, sindicatos, etc… Então é preciso ter um pouco de paciência nesse sentido, pelo menos na minha opinião!
    Vamos fazer uma conta rápida: no primeiro mandato da Dilma Roussef, ela terminou o ano com 7 ministros demitidos, 6 deles por denúncia de corrupção, isso fruto de fazer negociata barata com aqueles partidos que eu não preciso ficar nomeando aqui?!
    Nós tivemos um governo de transição (Temer)… Imagine o grau de aparelhamento para que o governo Bolsonaro estinguisse por decreto 21000 cargos, funções comissionadas e gratificações, que totalizam um montante de R$195 milhões de reais!!! Esses cargos foram extintos, e isso é maravilhoso, pois existe uma dificuldade burocrática não só de encerra-los, mas também de cria-los… Vamos economizar dinheiro público para melhorar a saúde, a educação e a segurança pública?!
    O que dizer do Marcelo Bretas, que só critica Bolsonaro, pois quer que a esquerda volte ao poder de novo?!
    Eu diria: muito obrigado Marcelo Bretas, mas o povo não quer mais a esquerda !

    • Avatar

      Mirian leitão do DV, esse despreparado ainda está fazendo campanha. Esse número de cargos cortados representa os que estão vagos, esperando concurso ou nomeação. Temos um número de funcionários públicos civis menor do que na época do Collor , quando iniciou aquela história de caçador de marajás.A minha crítica é relacionada a falta de plano de governo. Por exemplo , na brincadeira de isentar de visto de entrada para os EUA e outros países foram 65 milhões de reais jogados no lixo a troco de nada e a última é perdoar a dívida rural de 17 bilhões. Não venha com essa conversa de tempo. Ele veio para destruir e disse que faria. Aceita que ele é um despreparado e que essa aventura sairá muito caro para todos.

  11. Avatar

    Prevaricação seu analfa é crime típico de funcionário público:Praticar ato por interesse ou sentimento pessoal sobre fatos diversos da norma legal. Existe a necessidade de se recolher em uma caverna e ficar lá para não transmitir a doença da desinformação.

  12. Avatar

    Operação citrus vai te pegar!!!!!!!!!!!!

  13. Avatar
    Angustiada da coalisão

    O bolsoloide e o minto fazendo coalizão ,esse cara é um analfa, herança maldita dos comunistas que ele tanto odeia.

  14. Avatar

    Falando dos primeiros 100 dias, eu já coloquei aqui no DV algumas vezes: para mim o mais importante é a ruptura com o modelo de presidencialismo de coalisão, isso foi essencial! Não mais subordinar o voto do parlamentar à interesses circunstânciais e vantagens políticas…. É você forçar o Congresso a votar conforme a sua consciência política!
    Ficou claro nos primeiros 100 dias que o governo federal não capitulou aos anseios do Congresso, e não loteou nem primeiro escalão, nem segundo escalão, nem terceiro escalão no governo! Isso é uma ruptura de fato com o antigo ‘modus operandi’!
    Outro ponto também é que o governou descontruiu a narrativa que foi estabelecida pela oposição na Campanha Eleitoral de que seria um governo autoritário, pois o governo Bolsonaro se mostrou não apenas não-autoritário, mas além disso é um governo descentralizador, pois a base governista votou a favor da PEC do Orçamento Impositivo, que enfraquece a discricionaridade do governo de fazer gastos e agora, mais recentemente, o anúncio da autonomia do Banco Central ao estabelecer que o presidente vai ter um mandato de quatro anos, mas não coincidente com o mandato do presidente da República! Ou seja, temos uma séria de medidas que mostram a descentralização, prova autêntica de uma verdadeira República que valoriza o Congresso e aceita dividir responsabilidades com os parlamentares!
    Ainda muita água vai rolar debaixo dessa ponte, mas vejo que pelo menos o governo Bolsonaro não entrará na centésima fase da Operação Lava-Jato, pois tem as Mãos Limpas!

    • Avatar

      Mirian Leitão do DV, onde você estava nesses 100 dias? A PEC do orçamento foi a primeira derrota desse desgoverno no congresso. O congresso já formou o centrão justamente para vender a facilidade para aprovação desse projeto desumano da reforma da previdência. Não ocorreu ainda a distribuição dos cargos, porque esse desgoverno sem rumo não votou nada ainda. Não acredito que ainda se mantem firme na ideia de proteger esse cidadão. Ele e seus filhos não possuem a menor capacidade para gerenciar nada , nem a loja de automóveis virtual do Queiroz. Aceita!!!

    • Avatar

      Não foi derrota seu burro, pois a base do governo votou à favor da PEC do Orçamento! Pense antes de escrever ‘fake news’, mentiras aqui nesse espaço!
      O que dizer de Marcelo Bretas que só gosta de escrever ‘fake news’ e mentiras nos seus comentários?!
      Como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”…

  15. Avatar
    Tiro,porrada e bomba

    Eis que surge pombinho adestrado,o garoto do Guto.

  16. Avatar

    A popularidade do Bolsonaro é no máximo igual ao percentual de votos que recebeu do total de eleitores aptos a votar no 1°. turno em 2018, ou seja, é igual a um terço de 147 milhões de pessoas. Quase 100 milhões de cidadãos não votaram no candidato que venceria só no 2°. turno. Não votaram em ninguém ou nem compareceram para votar ou deram seus votos para os adversários do ex-capitão no dia 7/10.
    Os 8 milhões a mais que recebeu em 28/10 eram de pessoas que apenas rejeitaram o outro candidato, e provavelmente só “engoliram o sapo” da extrema direita. E ainda teve o crescimento da abstenção e dos votos nulos e brancos entre o 1°. e o 2°. turno.
    Resumindo, para dois terços da população o Bolsonaro não é uma decepção, já sabiam que ele não tem condição nenhuma de administrar um país, era só ler o currículo dos seus 30 anos como político (2 como vereador e 28 como deputado fed.), mais a obscura história de sua saída do exército.
    Se fosse Ciro Gomes no lugar do Haddad no 2°. turno a história seria diferente.
    Em tempo: o PT foi retirado do poder central em 2016, após 13 anos. Já estão incluindo mais 3 anos por conta de quem?

    • Avatar

      Concordo com o Paulão , se Ciro tivesse tido o apoio do ‘sapo barbudo” ele teria colocado essa turma no seu devido armário.

  17. Avatar

    O CHORO É LIVRE ZUMBIS PETRALHAS, AGORA O BRASIL FICARÁ LIVRE DESTA DOENÇA CHAMADA EXTREMA ESQUERDA MOLUSCO PRESIDIÁRIO.

  18. Avatar

    O país está andando para trás a passos largos e os bolsominions ficam repetindo o mantra ” o PT é corrupto “, disto nós sabíamos, aliás não só o PT , mas todos os partidos que aí estão , inclusive o laranjal do SOL. O que o senhor presidente faz para melhorar o país ? Nada , apenas fica questionando os índices negativos e criando falsos inimigos para combater e agradar o eleitorado vendado.

  19. Avatar

    Esse Guto acredita em tudo que lhe interessa,o tempo é o senhor da razão,veremos velinho a caixa preta após o acidente .

  20. Avatar

    Tirando a proposta da Reforma da Previdência e o projeto anticrime do Moro, temos que considerar que não há uma organização criminosa por trás do Bolsonaro como havia com o antecessor Lula, pois o esquema de corrupção que levou ao Mensalão já havia sido gestado no ninho de cobras da prefeitura de Santo André que era do PT, onde o prefeito foi assassinado por querer contar o esquema de corrupção!Colocar uma plaquinha na frente do Palácio do Planalto: 100 dias sem corrupções no exercício do poder!

    • Avatar

      Mirian leitão do DV, você está igual ao despreparado que ajudou a eleger. Chega de campanha, essa turma que assumiu precisa governar. Foram retrocessos históricos e inimagináveis. Esse cidadão colocou verdadeiros aloprados em postos no governo que estão destruindo pontes construídas com muito esforço. Você parece doente, fica repetindo assuntos que já foram usadas como fake news em várias eleições. Esse história do Celso Daniel foi explorada à exaustão pelo PSDB paulista e não conseguiram relacionar com essa teoria de conspiração. Vá ler o relatório do delegado a frente da investigação e pare de passar vergonha alheia. Sua preguiça intelectual é chocante. 100 dias de nada. O país está parado porque não existe plano de governo. O despreparado e seus filhos não fazem a menor ideia do que é governar, e enquanto isso estamos sendo saqueados e perdendo nosso autonomia.

    • Avatar

      Eu não sou Mirian Leitão do DV, pois sou homem, não sou como o Lula que foi o primeiro presidente a ir num Congresso LGBT e lá encontrou “mulheres” que durante o dia são “homens”!
      Você não deveria se chamar de “Marcelo Bretas” do D.V, pois ele não defende bandidos, mas manda prendê-los, além do mais o verdadeiro Marcelo Bretas parabenizou o Jair Bolsonaro pela escolha do juíz Sérgio Moro como Ministro da justiça, enquanto você só critica o Sérgio Moro, não vê nenhuma qualidade nele! Você que sempre defende o PT devia escolher os nomes, por exemplo, de “Dias Toffoli” ou “Ricardo Lewandowski” que sempre votam à favor do PT e contra a população brasileira!
      Você diz que no governo do Jair Bolsonaro houve “retrocessos históricos e inimagináveis…”. É isso aí, eu não consigo imaginar esses retrocessos históricos, logo me diga, qual foi o retrocesso histórico e inimaginável que só você vê?!
      Você me chama de “doente” e que eu fico repetindo “assuntos que já foram usadas como fake news…”. Esses fatos não são fake news, ocorreram realmente na cidade de Santo André e em Campinas! é o jeitinho petista de governança…
      Você diz que são “100 dias de nada”, no entanto”, Lula ficou dois anos se defendendo de que não estava fazendo nada no governo porque tinha recebido uma “herança maldita” do FHC…. Então…. Espere dois anos para criticar o Bolsonaro, pois o Lula teve esse período de tempo!
      Você diz que “O despreparado e seus filhos não fazem a menor idéia do que é governar, e enquanto isso estamos sendo saqueados e perdendo nosso autonomia”. Se você sabe de algum saque e não foi à polílicia federal, logo você está cometendo crime de prevaricação, pois sabe de um crime e não o denuncia nas instâncias superiores!!!
      O que dizer desse tal de “Marcelo Bretas” que está cometendo o crime da prevaricação e não vai ser preso?!
      Como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”…

    • Avatar

      Gutita vc é uma pomba gira, vc é a encarnação da entidade maria padilha, vou faezer uma roda pra cantar pra vc subir e voltar pro mundo dos espíritos. Aqui não é seu lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document