Adolescentes fazem prova para “Produtor Mirim”

by Diário do Vale

Adolescentes disputam vagas em cursos técnicos em escolas da região. (crédito PMQ)

Quatis – Dezesseis dos 60 adolescentes da atual turma do “Produtor Mirim” farão em novembro uma prova de seleção para o curso técnico integrado ao ensino médio, em duas unidades de ensino da região. São elas: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (campus de Resende) e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (campus de Pinheiral).

As aulas terão início no ano que vem e caso sejam aprovados, os estudantes farão os cursos gratuitamente e terão o transporte gratuito garantido pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Quatis. As informações foram destacadas nesta semana, pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), que reafirmou “o papel estratégico que o Produtor Mirim tem na formação cidadã dos adolescentes atendidos pelo projeto”.

Outra notícia relacionada ao programa, divulgada também pelo prefeito, foi a liberação do pagamento referente ao mês de setembro da bolsa auxílio paga todo mês aos 60 adolescentes do projeto. A bolsa de setembro estará depositada nesta quinta-feira, 11, na conta bancária de cada um dos adolescentes, aberta pela Prefeitura de Quatis, na agência local da Caixa Econômica Federal. O valor de cada auxílio se aproxima de R$ 120,00.

– Tão importante quanto oferecer o aprendizado aos adolescentes sobre o cultivo de verduras, legumes e frutas, numa horta própria do projeto, no bairro Jardim Pollastri, o projeto Produtor Mirim tem a finalidade de formar os estudantes da rede pública para a vida em sociedade – declarou o prefeito, acrescentando que o Produtor Mirim atende alunos de 14 anos a 18 anos incompletos.

Segundo a coordenadora do projeto “Produtor Mirim”, Marise Ferrari, os adolescentes selecionados para a prova de seleção em Resende e Pinheiral estudam no CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias (Nossa Senhora do Rosário); nas escolas municipais Maria Helena Rafael De Elias (Centro); Carlos Campos de Faria (Falcão) e Irmã Elizabete Alves (comunidade quilombola de Santana), além do Colégio estadual Américo Pimenta (também, no Centro).

Um dos critérios para fazer parte do Produtor Mirim é estar matriculado em alguma unidade da rede pública de ensino em Quatis. Os adolescentes que estudam pela manhã, participam das atividades do projeto no turno da tarde, e os que são matriculados no período da tarde, participam no turno da manhã. No que diz respeito ao curso técnico integrado ao ensino médio, o público-alvo são os estudantes que já concluíram o ensino fundamental ou estão cursando em 2018 o nono desta fase escolar.

Entre as atividades oferecidas aos adolescentes, através do Projeto Produtor Mirim, estão a participação em oficinas sobre meio ambiente, direitos humanos, prevenção contra drogas, prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e orientações sobre gravidez na adolescência. As oficinas são ministradas por técnicos sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, pasta que coordena o projeto. Para a realização destas oficinas, a Secretaria de Assistência Social atua em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Quatis e a Prefeitura de Porto Real.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996