Angra dos Reis e Paraty podem se tornar Patrimônio Mundial

by Diário do Vale

Costa Verde- Falta pouco para sair a decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) sobre a candidatura de Angra dos Reis (Ilha Grande) e Paraty para Patrimônio Mundial Misto. O resultado será divulgado durante a reunião do Comitê da Unesco, que iniciou dia 30 de junho e vai encerrar, dia 10 de julho, em Baku, no Azerbaijão. O prefeito Fernando Jordão, o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Rabello, e o presidente do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar), Mário Reis, estarão acompanhando tudo de perto. Eles viajarão, junto com uma delegação brasileira, que será composta por representantes do Governo Federal, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Prefeitura de Paraty.

A comitiva estará presente para responder a quaisquer questionamentos que possam ser feitos sobre o projeto e também para demonstrar a importância da conquista desse título para o Brasil, mais especificamente para as cidades de Angra dos Reis e Paraty.
– A conquista desse título projetará ainda mais a baía da Ilha Grande como destino turístico, atraindo cada vez mais turistas. A cidade será divulgada no mundo inteiro. Parabenizo a equipe da Prefeitura que fez um trabalho lindo para que Angra fosse indicada e agora estamos na torcida por uma vitória – destacou o prefeito Fernando Jordão.

Serão analisados 28 pedidos de reconhecimento de sítios mundiais, sendo dois sítios mistos, ou seja, locais reconhecidos ao mesmo tempo como Patrimônio Cultural e Natural Mundial. Além de Paraty e Ilha Grande, que podem se tornar o primeiro sítio misto brasileiro, o outro candidato é a região do Lago de Ocrida, na Albânia-Macedônia. De 1.092 bens inscritos da Lista do Patrimônio Mundial, apenas 38 são mistos.

– A região já atrai muitos visitantes, por sua natureza exuberante e efervescência cultural. Agora estaremos sob os holofotes do turismo mundial. O Brasil terá 22 bens brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial. É um país continental com uma grandiosa diversidade cultural, o que demonstra a importância e potência desse território para compreensão da trajetória humana no planeta Terra – celebrou a presidente do Iphan, Kátia Bogéa.

Caso seja aprovado

Se aprovado, a candidatura de Angra dos Reis (Ilha Grande) e Paraty será o 22º bem brasileiro a levar o título da Unesco. Atualmente, há 14 sítios inscritos como Patrimônio Mundial Cultural e sete bens do Patrimônio Mundial Natural, no Brasil. O sítio misto abrange um território de quase 149 mil hectares, em que o Centro Histórico se cerca de quatro áreas de conservação ambiental. Ali estão o Parque Nacional da Serra da Bocaina; o Parque Estadual da Ilha Grande; a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul; e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu. Desde a Baía da Ilha Grande, são 187 ilhas, muitas cobertas de vegetação primária.

Além dos representantes de Angra dos Reis, a delegação brasileira em Baku será composta pelo secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires; a presidente do Iphan, Kátia Bogéa; o diretor de Cooperação e Fomento do Iphan, Marcelo Brito; o assessor, Adam Muniz; a assessora internacional do Ministério da Cidadania, Juliana Santini de Oliveira; o prefeito de Paraty em exercício, Valceni da Silva Teixeira; a secretária de Cultura de Paraty, Cristina Maseda; o secretário executivo de Governo de Paraty, José Antonio Garrido e o secretário de Ambiente de Paraty, Fabrício Soares.

Candidatura em parceria

A candidatura de Paraty e Ilha Grande é fruto de parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, Iphan, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Prefeituras de Paraty, de Angra dos Reis e Instituto Estadual do Ambiente (Inea).  Junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Instituto Histórico e Artístico de Paraty (IHAP), Fórum das Comunidades Tradicionais e Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina, os órgãos responsáveis estão construindo, em conjunto, um plano de gestão compartilhada do sítio, envolvendo diversas representações locais.

O Brasil é membro do Comitê do Patrimônio Mundial e tem direito a voto. Participam também Angola, Austrália, Azerbaijão, Bahrein, Bósnia e Herzegovina, Burkina Faso, China, Cuba, Guatemala, Hungria, Indonésia, Kuwait, Quirguistão, Noruega, Saint Kitts e Nevis, Espanha, Tunísia, Uganda, Tanzânia e Zimbabwe.

You may also like

5 comments

Rurales 4 de julho de 2019, 18:34h - 18:34

O presida já decretou. Vai virar Cancun.

Angra 3 de julho de 2019, 21:44h - 21:44

O prefeito deveria e ter vergonha na cara, e pensar em dar segurança para os habitantes da cidade e seus visitantes, a cidade está um lixo, a novidade agora é todos os dias ver dezenas de porcos revirando lixos pelas ruas da grande japuiba, como em um verdadeiro lixão

ELIEL FONSECA PAES 3 de julho de 2019, 18:40h - 18:40

O prefeito deveria se preocupar é em resolver essa bagunça que virou essa cidade, angra virou um lixo de cidade, nesse exato momento estou á 2 horas parado na pista, por causa de manifestantes, angra está como a cidade mais violenta do RJ , e querem título de patrimônio mundial???
Primeiro toma vergonha na cara prefeito

Morador de Angra 3 de julho de 2019, 05:11h - 05:11

Patrimônio Mundial do crime.

Ferrado de angra 3 de julho de 2019, 18:49h - 18:49

O bonitão viajando e o pau comendo na cidade, vai tomar vergonha na cara

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996