Asilos de Volta Redonda reduzem visitas para prevenir coronavírus

by Diário do Vale

Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur reduz as visitas sociais por causa do Covid-19
(Foto: Redes sociais)

Volta Redonda- Os asilos de Volta Redonda estão em alerta por causa da pandemia do coronavírus e adotaram medidas preventivas para evitar a contaminação nos idosos. De acordo com especialistas, o Covid-19 é ainda mais perigoso na terceira idade, com o maior índice de mortalidade nos idosos acima de 70 anos. Pensando na segurança desse público, o Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur, mantido pela Legião da Boa Vontade, reduziu as visitas, que estão restritas a apenas um familiar.

Antes de se encontrar com o idoso, o familiar visitante passa por uma triagem com um profissional de saúde do asilo. Quem explica a alteração na rotina do Lar é a gestora social, Celina Luzia de Souza Brum. Ela disse que a decisão foi tomada na última sexta-feira (13), sendo que as visitas de grupos sociais e religiosos estão suspensas temporariamente.

– As visitas estão restritas apenas aos familiares, emitimos um comunicado às famílias pedindo que apenas uma pessoa visite o seu idoso. O familiar antes de ter contato com o idoso passa por uma triagem com um profissional de saúde que mede a temperatura do corpo. Depois o visitante tem de lavar as mãos, primeiro com água e sabão, em seguida com álcool em gel – disse.

Após o procedimento de prevenção e higienização, o visitante fica restrito a uma ala aberta, destinada para as visitas familiares, onde fica impedido de ter contato com outros idosos, não tendo contato também com os setores de convivência do asilo.

– O Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur possuem muitas varandas abertas e destinamos este espaço para as visitas familiares, sendo assim, o visitante não tem contato com outros idosos e nem com os espaços em comum, como, por exemplo, refeitório e dormitório – comentou.

Celina Brum disse ainda que algumas consultas eletivas, que são fora do asilo, foram adiadas para evitar que os idosos saiam e tenham contato com lugares aglomerados. Atualmente o Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur possui 41 idosos.

– Restringimos o máximo o contato com os nossos idosos, solicitamos também aos familiares que não tragam crianças nas visitas. Interrompemos o programa Centro-Dia, que funcionava da seguinte maneira: os idosos vinham e participavam de todas as atividades durante o dia e à noite voltavam para casa – disse.

Em relação às ações preventivas com os profissionais do asilo, a gestora social explicou que todos passam por procedimento de higienização antes do contato com os idosos, mantendo as regras de prevenção.

– Todos os profissionais quando chegam trocam de roupa, passam por higienização e utilizam máscaras cirúrgicas no dia a dia, além de álcool em gel nas mãos – falou.

O Lar dos Velhinhos de Volta Redonda (LVVR) também restringiu as visitas, antes permitidas durante todos os dias da semana. Atualmente, estão liberadas às terças-feiras, quintas, sábados e domingos. Os eventos foram suspensos. O LVVR tem 59 idosos.

– Suspendemos todos os eventos e liberamos as visitas aos familiares em alguns dias da semana. Todos os nossos funcionários estão usando máscaras e higienizando as mãos com álcool em gel – explicou a responsável técnica Raquel Tavares.

Asilo Dom Bosco suspende todas as visitas

No asilo Dom Bosco todas as visitas foram suspensas desde a última sexta-feira (13) por tempo indeterminado. O local abriga 20 idosos e conta com 32 funcionários. Segundo o enfermeiro e responsável técnico do asilo, Carlos Ramon Guerim dos Reis, o asilo recebeu na semana passada orientações de prevenção ao coronavírus através do governo do estado.

– Optamos em suspender todas as visitas e os nossos funcionários que trabalham em outro lugar trocam de roupa em um cômodo fora das dependências do asilo e após passam por higienização nas mãos com álcool em gel. Só depois desses procedimentos é que eles têm contato com os idosos – disse.

Antes da adoção da medida preventiva, Carlos Ramon, comentou que o asilo recebia um número alto de visitantes por ser uma instituição filantrópica e que dos 32 funcionários, 10 deles lidam diretamente com os idosos no dia a dia.

Asilos de Barra Mansa também restringem visitas

Os asilos Lar dos Velhinhos São José da SSVP, Asilo da Vila Vicentina da SSVP e Asilo Lar da Sabedoria, em Barra Mansa, também suspenderam as visitas aos idosos. De acordo com o advogado Gustavo Moura Ferreira, do Lar dos Velhinhos São José da SSVP, houve uma reunião com o Ministério Público Federal, 3° Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva dos Idosos, onde participaram os representantes dos asilos e representantes da prefeitura de Barra Mansa. Na reunião ficou definido que as visitas aos idosos nas Instituições de Longa Permanência seriam suspensas até uma segunda ordem.

– Ficou acertado entre as ILPIS (Instituições de Longa Permanência Para Idosos) que as visitas à comunidade seriam suspensas, pois os idosos são grupo de risco, havendo tão somente a possibilidade da visita de parentes. Mesmo assim, antes, deverão passar por uma triagem, uma entrevista, para saber se alguns destes parentes possuem algum sintoma, se realizaram viagem para áreas endêmicas. Os horários de visita para estes parentes também foram reduzidos para somente três dias da semana, em horário restrito. Os mesmos ao entrarem nos asilos deverão passar por processo de higienização das mãos e realizarem o uso de máscaras – esclareceu o advogado.

Também nesses asilos foram suspensas as missas e cultos religiosos, terço dos homens, e todo e qualquer tipo de aglomeração de pessoas dentro dos asilos.

Por Franciele Bueno 

You may also like

1 comment

Capeta da grota do Santa cruz 16 de março de 2020, 16:43h - 16:43

Bela iniciativa pois na hora que comecar a sucumbir idosos, haja URNA FUNERARIA. Aliás serão os donos de funerárias particulares e a municipais que irão lucrar e muito com a DESGRACA ALHEIA

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996