Banco de Olhos de Volta Redonda busca atrair novos doadores

by Diário do Vale

Unidade é responsável pela captação de tecido ocular em 34 cidades do sul do estado
(Foto: Evandro Freitas-Secom)

Volta Redonda- O Banco de Olhos de Volta Redonda está em busca de novos doadores de córneas, qualquer pessoa entre 10 e 80 anos pode ser um doador, desde que manifeste em vida junto à família o desejo de doar. O Banco de Olhos só consegue fazer a coleta mediante a autorização dos familiares, por isso, a instituição está investindo na sensibilização das pessoas para atrair possíveis doadores.
O Banco de Olhos é responsável pela captação de tecido ocular em 34 cidades do Sul do Estado do Rio. A equipe é composta por 12 profissionais entre enfermeiros e médicos oftalmologistas. Sendo autorizada a coleta, a equipe capta córnea e esclera, e leva ao Banco onde o material é processado e encaminhado para transplante.
A secretaria de Saúde informou que no ano passado foram realizados 184 transplantes com córneas provenientes do banco do município, que já tem nove anos de funcionamento. Para a coordenadora da unidade, Michele Antoniol Gama, esse número ainda é baixo, pois falta conhecimento das pessoas em saber como funciona essa doação.
– A córnea é a lente dos olhos, como o vidro de um relógio, ficando a frente da parte colorida que é a Íris. O doador não fica com nenhum sinal após a doação, pois o globo ocular é reconstituído. Esse número ainda é pouco, visto que temos uma fila de espera com cerca de 800 pessoas em todo o estado precisando de um transplante – explicou Michele.
Para o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, incentivar a doação de órgãos e tecidos é obrigação do gestor público.
– Temos uma equipe de profissionais altamente qualificados e que circulam pela região disseminando a importância das doações, assim como, para efetivação da captação. Divulgando e sensibilizando as pessoas, fica muito mais fácil essa preparação – frisou Alfredo.
O prefeito Samuca Silva acredita que a divulgação da importância do nosso Banco de Olhos no cenário de transplantes do estado deve incentivar a doação.
– Quanto maior o número de captações, maior o número de pessoas voltando a enxergar. Nossos profissionais estão em contato com empresas parceiras para divulgar essas informações e sensibilizar o maior número possível de pessoas – enfatizou Samuca.

Serviço

O Banco de Tecido Ocular Pedro Sélmo Thiesen – Banco de Olhos de Volta Redonda – situado no Hospital São João Batista funciona 24h com plantonistas. Para notificação de óbitos e possíveis doadores, os telefones são 08000-225742 ou (24) 3343-3935. A unidade está aberta para visitação com objetivo de esclarecer a população sobre a importância a doação de órgãos e tecidos.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996