>
sexta-feira, 19 de agosto de 2022 - 06:50 h

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Barra Mansa acompanha andamento da Comprev junto ao INSS

Barra Mansa acompanha andamento da Comprev junto ao INSS

Matéria publicada em 5 de agosto de 2022, 13:53 horas

 


Secretário de Finanças e presidente interina do Previbam vão participar de reuniões bimestrais para monitorar as Compensações Previdenciárias

Barra Mansa – Uma importante conquista para o município de Barra Mansa foi concretizada nesta quinta-feira, 4, durante uma reunião na agência do  INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em Volta Redonda. O retorno do monitoramento das Compensações Previdenciárias (Comprev) deixou de ser feito em Brasília e retornou à região. Participaram do encontro o secretário municipal de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira; a presidente interina do Previbam (Fundo Previdenciário de Barra Mansa), Bianca Martins Rodrigues; e a gerente de Benefícios do INSS, Fabiane Azevedo.

O secretário de Finanças destacou a importância de manter o acompanhamento da Comprev de perto. Durante um ano e meio os dados só podiam ser consultados em Brasília. Para se ter uma ideia, quando o procedimento ocorria na região eram analisados uma média de 15 processos por mês. Com as avaliações na capital do país, esse quantitativo sofreu uma expressiva queda, passando para duas análises ao ano. Com isso, o município perdeu um valor considerável, algo em torno de R$20 milhões em 18 meses.

“Agora vamos nos reunir a cada dois meses na agência de Volta Redonda para monitorar os processos. A medida possibilitará reverter os impactos ao fluxo de caixa, causados pela centralização em Brasília”, ressaltou Leonardo.

A presidente interina do Previbam ressaltou a importância do acompanhamento para assegurar o salário aos servidores aposentados.

“Estamos aguardando a avaliação de 676 processos e 101 análises médicas (invalidez). A última feita pelo INSS foi em maio de 2021, onde foram aprovados apenas dois processos. O fato de podermos acompanhar o andamento de perto, na agência de Volta Redonda, possibilitará maior celeridade. Foi muito importante o empenho do governo municipal em buscar o retorno das análises para a região, apresentando indicadores e impactos ao fluxo de caixa para que esse problema fosse resolvido. Se não fizéssemos nada, poderíamos prejudicar os salários dos servidores aposentados. Isso demonstra compromisso com as pessoas”, destacou Bianca.

 

Compensações Previdenciárias

A Comprev é uma espécie de acerto de contas entre o regime que paga a aposentadoria ou pensão do segurado (regime instituidor) e o regime do qual ele trouxe tempo de serviço e contribuição (regime de origem). A Prefeitura de Barra Mansa possui regime próprio, que é o Previbam.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document