segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Caravana da Ciência acontece até quinta-feira no Horto Municipal

Caravana da Ciência acontece até quinta-feira no Horto Municipal

Matéria publicada em 27 de agosto de 2019, 16:37 horas

 


Com entrada gratuita, evento oferece aos estudantes e a população conteúdos científicos de forma dinâmica e criativa

Caravana oferta conteúdos dinâmicos, estendendo  o conhecimento fora da sala de aula 
(Foto: Alexandre AJ- Secom PMPR)

Porto Real- A Caravana da Ciência acontece até esta quinta-feira, dia 29, no Horto Municipal, o evento teve início nesta terça-feira (27) e tem como objetivo proporcionar aos estudantes o contato direto e dinâmico com a ciência. A expectativa é mais de três mil pessoas passem pelo evento nos três dias. Participam da Caravana da Ciência estudantes do ensino fundamental anos iniciais, anos finais, aceleração e educação de jovens e adultos (EJA) das escolas municipais e ainda como convidados os alunos do Colégio Estadual República Italiana e do Instituto Educacional Porto Real.
A Caravana da Ciência é uma parceria entre a secretaria municipal de Educação, Cultura e Turismo e da secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, representada pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). O secretário de Educação, Cultura e Turismo, Robson Paulino da Silva, disse que eventos como esse fortalecem o ensino além das salas de aula.
– Proporcionar aos estudantes o ensino fora dos muros da escola é tornar o ambiente escolar lúdico e atraente. A Caravana da Ciência auxilia nesse processo de aprendizagem, que deve ser contínuo e acessível a toda a comunidade escolar. Toda a população está convidada para prestigiar o evento. Vale a pena conferir – relatou o secretário.
A coordenadora da Fundação Cecierj, Jéssica Norberto, comentou que essa é a segunda vez que a fundação está em Porto Real e pretende trazer outras atividades para o município no ano que vem.
– Nosso intuito é promover junto à população a importância da ciência no dia a dia. Já estivemos em mais de 50 cidades em todo o estado do Rio de Janeiro. Trabalhamos também com a Praça da Ciência Itinerante, onde os professores passam por formação continuada nas áreas de ciências, matemática e geografia, em diversas áreas de conhecimento. É a segunda vez que estamos em Porto Real e pretendemos também trazer a Praça para o município no próximo ano – contou a coordenadora.
A coordenadora do ensino fundamental anos finais, Danielle Marquiole, analisou a influência do evento na vida escolar.
– A alfabetização científica permite o desenvolvimento de atividades em nível mais complexo do desenvolvimento cognitivo, isto é, do conhecimento, despertando a criatividade do estudante e também dos profissionais de educação e de toda a comunidade, bem como a identificação e consequente interesse pela ciência – considerou Danielle.
O evento contou com as presenças do vereador Paulo César; do secretário de Esporte e Lazer, Antônio Sebastião da Silva; da subsecretária de Educação, Cultura e Turismo, Maria Madalena Ferreira e do diretor de Cultura, Luís Fernando da Silva.

Atrações da Caravana

O evento no Horto Municipal, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. A entrada é franca e aberta à população. As atrações: Planetário inflável – projeção de estrelas e constelações e divulgação científica de astronomia; Girotec – equipamento que trabalha com centro de equilíbrio e gravidade; Carreta – palco de exposições com equipamentos de energia ótica. Uma sala escura que trabalha a reflexão de espelhos; Tenda – exposições diversas sobre a ciência no cotidiano; animais peçonhentos; Aedes aegypti; paleontologia e geologia.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document