Comissão da Câmara aprova proposta que obriga órgãos públicos a fornecerem formulários impressos para pessoa com deficiência

Proposta terá que ser aprovada pelo plenário da Câmara para se tornar lei

by bruno reis

Foto: Divulgação

Pais- Os deputados que integram a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovaram o Projeto de Lei 1211/22, oriundo do Senado, que obriga o poder público a fornecer, quando solicitado, um formulário impresso em papel como alternativa àqueles disponibilizados por meio eletrônico.
A aprovação do texto foi recomendada pelo relator, deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ), que destacou: “É uma medida essencial para garantir a plena acessibilidade a serviços públicos por parte das pessoas com deficiência e de outros cidadãos”.
A proposta altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência e determina que a nova regra se aplique a todos os órgãos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, abrangendo os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
O senador Romário (PL-RJ), relator da proposta no Senado, argumentou que grande parte da população não consegue operar equipamentos de informática devido a deficiências de diversas naturezas, limitações visuais ou perdas funcionais, além da eventual falta de familiaridade com a tecnologia digital.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição, Justiça e Cidadania.
A proposta já foi aprovada pelo Senado. Para virar lei, também precisará ser aprovada pela Câmara dos Deputados.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996