Angra dos Reis – O Programa Disque Denúncia divulgou o Relatório de Análise de Angra dos Reis com os números de denúncias registrados na cidade durante o mês de fevereiro deste ano. Do dia primeiro até o dia 28, foram feitas 98 denúncias de crimes e irregularidades. O balanço apresenta dados sobre os tipos de crime e localidades e evidencia a importância da participação popular no auxílio as Forças de Segurança no combate à criminalidade.
As três principais denúncias registradas em fevereiro foram crimes ambientais (31,6%), crimes contra administração pública (15,3%) e substâncias entorpecentes (15,3%). A análise registrou ainda crimes contra saúde pública (7,1%), contra a pessoa (4,1%) e contra o patrimônio (4,1%).

Gráfico: Reprodução
Nos dois primeiros meses do ano, o programa cadastrou 205 denúncias de Angra dos Reis. Esses números aumentaram em comparação aos dois últimos anos. Em 2023, o Disque Denúncia teve 87 registros em Angra e em 2024, 188.
A colaboração da comunidade também é importante para a redução da criminalidade. Foi a partir de uma denúncia, que a polícia conseguiu prender um foragido da justiça, que tinha deixado a cadeia em dezembro do ano passado durante o “saidão de Natal” e não voltou para cumprir o restante da pena.

Imagem: Reprodução
O condenado foi preso por policiais militares do serviço reservado do 33º BPM após informação recebida pelo Disque Denúncia. Contra Fernando, havia um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas, com pena de 17 anos de prisão. Ele já tinha cumprido seis anos antes de fugir. A ocorrência foi registrada na 166ª DP.
A Polícia Militar pede a população de Angra dos Reis, que contribua com o trabalho das autoridades, denunciando qualquer atividade criminosa, localização de bandidos, armas e drogas ao Disque Denúncia.
O serviço funciona 24h por dia, sete dias da semana, através dos telefones 0300 253 1177 e (21) 2253 1177. É possível denunciar também pelo App “Disque Denúncia RJ” ou através do site (www.disquedenuncia.org.br). Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.