Porto Real – Em celebração ao Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde realiza a abertura das atividades do mês, no sábado, 6, na Casa da Mulher. O evento que ocorre das 8h às 12h, irá proporcionar exames como coleta de preventivo (agendados na unidade) e mamografias (agendadas previamente na Secretaria de Saúde). A campanha do município traz como tema este ano: “Se cuidar é se amar”. Durante o mês, serão intensificadas diversas ações de prevenção e conscientização sobre as doenças femininas (em foco) com atividades como Sala de Espera nas Unidades de Saúde da Família (USF); na Casa da Mulher e no Hospital São Francisco de Assis, diariamente na parte da manhã; e nos dias 10 e 24, as USF estenderão o horário de funcionamento, permanecendo abertas até às 19h, para exames (agendados no local) de coleta de preventivo. A condição possibilitará a criação de mais dez vagas, no mês, em cada unidade. A rede municipal de saúde conta, atualmente, com um mamógrafo próprio para a realização dos exames.
Segundo o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, são realizados mais de 120 exames mensais de mamografia, no município. “Nesse mês do Outubro Rosa, esperamos um acréscimo de 40% nas realizações do exame”, estima.
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. “As mulheres sempre cuidam dos seus filhos, companheiros, pais, então alertamos sobre a importância de cuidar de si também e para que incentivem umas as outras a realizar o autoexame, principalmente as que estão dentro do grupo prioritário, segundo o Ministério de Saúde, que é de 25 a 64 anos para preventivo e de 40 a 69 anos de idade para exame de mamografia”. Um toque pode salvar uma vida”, disse o prefeito Ailton Marques.
Para a subsecretária de Saúde, Suzzane Balieiro, o horário estendido atenderá a um número maior de pessoas. “As mulheres que trabalham em horário comercial poderão ter acesso ao exame no horário a mais que será disponibilizado. Neste mês, elaboramos uma programação que atenderá a saúde da mulher como um todo, porém priorizamos exames como coleta de preventivo e mamografia”.
O câncer de mama, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é o que mais atinge mulheres e a principal causa de mortes entre elas em todo o mundo. A forma mais conhecida de prevenção é o autoexame das mamas, que deve ser feito regularmente e auxilia na identificação de nódulos ou modificações na pele.