Equipe do MEP visita Centro de Educação Ambiental no Clube dos Funcionários

by Diário do Vale

A equipe foi recebida pelo idealizador e coordenador da entidade, o professor e doutor em resíduos sólidos Roberto Guião (UniFOA) – Foto: Divulgação MEP.

Volta Redonda- O Universitário Clener Espirito Santo de Castro, graduando em biologia pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), ligado ao Grupo de trabalho em Biodiversidade da Equipe Ambiental do MEP(Movimento Ética na Política), foi um dos responsáveis por articular e participar esta semana da visita do MEP ao Centro de Educação Ambiental Dr. Catador, localizado no Clube dos Funcionários (CF-CSN).

A equipe foi recebida pelo idealizador e coordenador da entidade, o professor e doutor em resíduos sólidos Roberto Guião (UniFOA), que gentilmente recebeu a equipe e apresentou detalhes do trabalho de compostagem e pequeno biodigestor, no contexto de visão e prática socioambiental do CF-CSN e outros parceiros, como a Imperialis Paisagismo.

“Iniciamos o trabalho de compostagem em 2018, e hoje compostamos 10 mil kg /mês de resíduos, oriundos da cozinha do Clube, residências, restaurantes e refeitórios de empresas parceiras. O resultado final do trabalho oportuniza evitar que tal quantidade chegue ao aterro sanitário. Também realizamos a comercialização e doção de adubo orgânico, como forma de manutenção da ‘mini usina de compostagem’ do local”, Explicou Guião, mostrando todo processo de compostagem em detalhe, e destacando o viés socioeducacional do Centro Educacional Clube dos Funcionários. https://www.drcatador.com/  .

De acordo com o professor Roberto, todo o processo está dotado de todos os parâmetros técnicos de compostagem, inclusive na captação do pouquíssimo chorume gerado, com devolução da água para reuso. Outro elemento importante destacou o professor, tem sido o contato com os sócios, com a comunidade, com empresas e escolas no trabalho de educação ambiental.

Roberto Guião acrescentou que já está prestando assessoria à diferentes grupos e instituições, em especial às escolas que visitam o local para que criem em seus espaços a compostagem.

“A compostagem tem ganhado também o espaço público, a exemplo da cidade de Florianópolis, onde a câmara dos vereadores aprovou uma lei que proíbe o envio de resíduos orgânicos para aterros sanitários, resultado da ampla adoção popular das práticas de compostagem comunitária”, contou animado o professor.

Desafios

Após a visita, em meio a despedida, o professor revelou que, os secretários de meio ambiente e educação de Barra Mansa visitarão o local, e que também já existe tratativas entre a prefeitura de Volta Redonda e a UFF(Universidade Federal Fluminense), para no âmbito de um convênio, disponibilizar um triturador para apoio às pesquisas no local. “Agradeço a visita do MEP, estamos no mesmo caminho. Outra, já temos convênio firmado com o UNIFOA, UFF e estamos finalizando com a UFRRJ(Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), para estágios, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s), dissertações acadêmicas e possibilidade de trabalho voluntário”. Disse Guião, olhando para o Clener e apontando para um dos estagiários da UFRRJ, em seu experimento de iniciação cientifica.

A visita ao Centro de Educação Ambiental também foi acompanhada por Michel Bastos, mestre em biologia, Sabrina Pires Arantes, acadêmica de engenharia Ambiental e José Nogueira, ligado à Pastoral da Saúde.

“Impressionou-me a rede que cresce com fluxo de informações possibilitando, assim a ampliação e potencialização de novas atitudes nas pessoas e nas instituições”, comentou o prof. Michel, subcoordenador da equipe ambiental do MEP, no termino da visita.

You may also like

1 comment

guto 14 de agosto de 2021, 12:22h - 12:22

O prefeito Neto fez um anuncio há alguns meses atrás de que faria parceria com o Catador para disponibilizar todo o lixo organico da cidade fora dos aterros sanitários!
Estou esperando sentado pelo efetiva parceria entre a prefeitura e o Clube dos Funcionários!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996