
Foto: Reprodução
Volta Redonda – Os estudantes do 10º período do curso de Odontologia do UniFOA iniciaram neste mês de março o estágio em Odontologia Hospitalar no Hospital Regional Zilda Arns.
A odontologia hospitalar foi reconhecida como uma especialidade odontológica há pouco tempo e vem ganhando destaque devido à sua importância na promoção da saúde em ambiente hospitalar. De acordo com a professora Rosilea Hartung, coordenadora do curso de Odontologia do UniFOA, esse estágio proporciona uma vivência essencial para os estudantes, ampliando sua compreensão sobre o papel do dentista dentro das unidades hospitalares.
“Entendemos a importância do dentista dentro das unidades hospitalares, e por isso, queremos garantir essa vivência ao aluno que permite que ele compreenda a rotina hospitalar e a odontologia hospitalar na clínica”, afirmou.
O Hospital Regional Zilda Arns é um hospital de grande porte, com alta demanda de pacientes, proporcionando uma experiência profissional para os estudantes. A inserção do curso de Odontologia do UniFOA nessa realidade hospitalar evidencia a vanguarda acadêmica da instituição. “Existe um projeto de lei tramitando para tornar obrigatória a presença do cirurgião-dentista nos hospitais. Embora ainda não haja essa obrigatoriedade, já estamos preparando nossos alunos para atuar nesse ambiente”, acrescentou a coordenadora.
A professora Carolina Hartung, uma das responsáveis pela preparação dos alunos para o estágio, ressaltou que a experiência hospitalar vai além da prática odontológica, proporcionando uma formação abrangente. “Os alunos que estão no estágio passaram previamente pela disciplina eletiva de Odontologia Hospitalar, ministrada por mim e pela professora Maira Tavares, garantindo uma base teórica sólida. No hospital, eles participam ativamente das equipes multidisciplinares, contribuindo para a evolução dos pacientes, especialmente em unidades como a UTI”, explicou.
Além do aprimoramento técnico, o estágio também reforça a formação ética dos estudantes, conscientizando-os sobre a importância da assistência integral ao paciente.
“A participação dos dentistas nas reuniões clínicas, conhecidas como ‘rounds’, é fundamental para garantir uma abordagem integral à saúde do paciente. Isso torna nossos estudantes mais preparados não apenas no âmbito odontológico, mas como profissionais de saúde”, completou a professora.