Barra do Pirai – O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), obteve na Justiça decisão liminar determinando que o município de Barra do Piraí realize obras emergenciais de escoramento da Estação Ferroviária de Ipiabas. A medida visa evitar o desabamento do prédio, além da imediata desocupação do espaço ocupado por serventuários.
A decisão ocorre no âmbito de ação civil pública de proteção do patrimônio histórico cultural ajuizada pelo MPRJ com o objetivo de recuperar a estação, tombada por lei desde 2005 como patrimônio histórico do município.
A ação tem como base inquérito civil instaurado para apurar notícias sobre o mau estado de conservação da estação ferroviária. Vistoria realizada pelo Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ) identificou uma série de aspectos que demonstram o abandono do local, tais como a presença de infiltração nos telhados, cerâmicas quebradas, agentes biológicos como fungos e bactérias, acabamentos do banheiro e cozinha com demonstrações de modificações recentes e substituição ao acabamento original, além do risco iminente de desabamento do imóvel como já ocorrido em algumas partes.
A ação lembra que a ocupação e o desenvolvimento de Ipiabas estão ligados ao desenvolvimento da lavoura cafeeira, ainda na primeira metade do século XIX. A Estação Ferroviária de Ipiabas constitui parte dessa memória histórica e um elemento fundamental na identidade da localidade. “Estas heranças vêm sendo hoje cada vez mais degradadas por conta da desativação desses ramais e linhas de malha ferroviária do Estado e da omissão do poder público. É fundamental preservar as identidades culturais”, frisa a ação.