>
sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 19:33 h

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Mario Esteves anuncia distribuição de 8 mil tablets para alunos da rede pública

Mario Esteves anuncia distribuição de 8 mil tablets para alunos da rede pública

Matéria publicada em 18 de novembro de 2021, 19:07 horas

 


Foto: PMBP
Prefeitura de Barra do Piraí distribuirá tablets a alunos

Barra do Piraí – Os oito mil alunos da rede municipal de educação de Barra do Piraí receberão um tablet, segundo anúncio feito, nesta quinta-feira (18), pelo prefeito Mario Esteves (Republicanos). O gestor explicou que a iniciativa será o pontapé inicial para o processo de modernização do ensino público, com a introdução de novas tecnologias que tornem as aulas mais dinâmicas e atrativas para os estudantes. Ele destacou ainda a série de investimentos que vem fazendo na educação, com 23 escolas reconstruídas, convocação de mais de 250 profissionais para suprir o déficit em sala de aula, Plano de Cargos e Salários – o primeiro da história da cidade – etc.

De acordo com a pesquisa da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, cerca de 70% dos jovens brasileiros utilizam a internet como auxiliar nos estudos. Já segundo a pesquisa “Nossa Escola em Reconstrução”, do Instituto Inspirare/Porvir, uma das formas de aprendizado que os alunos associam à escola é aprender usando tecnologia. Cresce cada vez mais o movimento de educadores que defendem a tecnologia como aliada na melhoria da qualidade do ensino público.

De olho nesse movimento e às questões levantadas pela pandemia – cerca de 1,5 milhão de crianças e adolescentes entre seis e 17 anos não estava frequentando a escola nem de forma física e nem remota em novembro de 2020, de acordo com uma pesquisa da Unicef -, Mario Esteves fez o anúncio da distribuição dos oito mil tablets para os alunos das escolas municipais. Ele destaca que o projeto engloba outros investimentos em tecnologia.

“Além dos tablets, vamos começar a substituir antigos quadros por lousas digitais, e os professores receberão um notebook cada um, até o fim de 2022. Diversos estudos apontam que crianças e adolescentes desta nova geração são praticamente ‘nativos digitais’, de modo que a tecnologia não pode mais ser encarada como inimiga da educação – muito pelo contrário. Bem utilizada, a tecnologia pode tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas, despertando o interesse do aluno. Com as lousas digitais, os tablets para os alunos e os notebooks para os professores, criaremos um ambiente escolar preparado para o futuro”, avaliou o prefeito.

De acordo com o chefe do Executivo, o projeto prevê capacitação tanto para alunos quanto para professores. “A ideia é preparar a comunidade escolar, afinal, não adianta largar o tablet na mão da criança e deixar por isso mesmo. Queremos que, de fato, alunos e professores se apropriem dessa ferramenta, ampliando as possibilidades de melhorias na qualidade do ensino público”, finalizou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. EDMUR FERREIRA DA SILVA

    Seria ótimo investir na UPA 24 horas para os distritos para evitar a correria para cidades vizinhas com o risco de não obter socorro a tempo.

Untitled Document