Volta Redonda- Com a expansão das academias, um novo segmento do comércio está aproveitando o espaço para também crescer: o mercado de moda fitness. A venda de roupas, calçados e acessórios esportivos, especialmente preparados para quem quer praticar esporte ou frequentar academia, vem crescendo. Muito além da simples utilização para a prática de atividades físicas, as roupas fitness ditam um novo conceito de estilo, voltado para as pessoas que se preocupam em cuidar do corpo e da saúde.
De acordo com o gerente de uma loja de material esportivo na Amaral Peixoto, Vanderson Freitas, apesar do comércio ainda estar passando por um momento de readequação após um longo período de crise, o segmento de artigos esportivos tem se mantido em alta graças à expansão das academias “e ao culto ao corpo no país”.
– Nos últimos cinco anos tenho observado um crescimento em torno de 30% na linha de produtos direcionados para o ciclismo, produtos para lutas e academias, além de produtos para caminhadas e corridas. Fora o carro chefe das lojas de esportes que ainda é o futebol – declarou.
O gerente também chama a atenção para a linha de produtos funcionais para atividades físicas como o pilates, que também apresentou um crescimento nos últimos anos.
– Apesar disso, o que mais se tem vendido na loja são produtos específicos para academia como tênis, roupas, top, calças femininas e malha para treinar. O público feminino tem amentado bastante e é mais exigente, consome mais e tem mais variedades de produtos, sendo responsável atualmente por consumir 40% a mais que os homens – confirmou.
A proprietária de outra loja de materiais esportivos, Alessandra Rodrigues Gravina, também confirma que a expansão das academias influenciou muito na recuperação do segmento do comércio ligado ao esporte.
-A procura por roupas e acessórios esportivos já vinha tendo um aumento significativo nos últimos anos, mas de um ano para cá tenho percebido um crescimento ainda maior, algo em torno de 60% – disse.
Segundo Alessandra, hoje há uma variedade maior de produtos e marcas para diversos públicos, seja para quem busca algo para usar durante um treino na academia como no caso de um macacão, corsário, top ou legs para as mulheres, ou aqueles que querem usar uma roupa mais adequada para correr ou caminhar.
-Os calçados também tem tido uma influência das academias e de quem gosta de correr ou caminhar, com um aumento de variedades e opções para cada tipo de esporte ou atividade física – disse.
O crescimento do público femininas no segmento da moda fitness também vem aumentando bastante, explica Alessandra, e hoje elas são responsáveis por 80% das vendas de artigos ligados a moda fitness na loja.
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Por Júlio Amaral