domingo, 5 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Moradores de rua são flagrados com facas em Barra Mansa

Moradores de rua são flagrados com facas em Barra Mansa

Matéria publicada em 22 de outubro de 2019, 18:46 horas

 


Eles estavam perto da antiga estação de trem e se recusaram a ir para o Centro Pop

 

Barra Mansa – Duas facas foram encontradas com moradores de rua durante abordagem feita na manhã desta terça-feira (22) nos arredores da antiga estação de trem. As facas foram encaminhadas para a sede Guarda Municipal, que fez o trabalho junto com a equipe da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH).  A ação foi feita após queixas de moradores e comerciantes. O secretário em exercício da SMASDH, Leomar Gomes, afirmou a equipe tentou  encaminhá-los ao Centro Pop, mas eles não quiseram e voltaram às ruas. “Não temos o direito de obrigá-los”, explicou Leomar.

O comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, afirmou que diversas ações já foram tomadas para reduzir a taxa de população de rua. Segundo ele, muitos foram encaminhados para suas casas e municípios, enquanto outros foram detidos por estarem assaltando ou praticando atos de vandalismo ou agressão.

-A Guarda manterá o patrulhamento nos principais pontos de visitação da cidade, principalmente nos locais com maiores fluxos de pessoas. Nosso trabalho visa garantir a segurança e a tranquilidade da população – disse.

Facas foram encontradas com moradores de rua que se recuram a ir para o Centro Pop e retornaram às ruas (PMBM)

De acordo com o secretário em exercício da SMASDH, Leomar Gomes, constantemente uma equipe é enviada para as áreas onde há maiores fluxos de moradores em situação de rua, para apresentar o trabalho que é desenvolvido no Centro Pop, porém nem sempre a recepção é das melhores.

-Nós, como assistentes sociais, entendemos que a população, seja de rua ou não, tem que ter seus direitos preservados. Barra Mansa desenvolve diversos projetos que visam garantir a integridade e o pertencimento à sociedade.

Centro Pop

Através do Centro Pop, diversos tipos de atendimento à população de rua são realizados. Dentre eles estão: encaminhamento para emissão de documentos e para inserção no mercado de trabalho; oficinas e grupo de convivência, além de servir refeições e disponibilizar banheiros para higiene pessoal. O espaço que está em novo endereço, na Rua Francisco Amaral de Souza, n° 08, em Saudade, conta com uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos.

De volta para casa

Em muitos casos os moradores em situação de rua não querem ir para um abrigo, mas sim retornar para a sua cidade ou casa. Pensando nisso, a prefeitura, desenvolveu o projeto ‘De Volta Para Casa’. Essa ação tem como objetivo devolver para seus municípios pessoas que, por algum motivo, chegaram à cidade e não tiveram condição de arcar com as despesas da viagem de volta.

Denúncia

Para denunciar ações de vandalismo, assédio, briga entre moradores em situação de rua, ou qualquer outro tipo de delito, entrar em contato com a Guarda Municipal de Barra Mansa, por meio dos telefones: 153 – (24) 3028-9339 ou (24) 3028-9369.

 

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

10 comentários

  1. Avatar

    Tem que deixar morrer de frio na rua, ou de fome.

  2. Avatar

    Nunca tive êxito com esses telefones.

  3. Avatar
    EDMUR FERREIRA DA SILVA

    Não pode encaminhar aos abrigos mas pode prender por posse e porte de arma branca. Ou vão prendê-los só depois que agredirem alguém?

    • Avatar

      Onde q essa secretaria de promoção social faz algum serviço? Jogam todo o trabalho pra GM. Isso é serviço deles e não dos GMs. Aí vem um comandante falar um monte de asneira e colocar seus subordinados a risco. Ele msm fica desfilando na sua viatura desse tal Cesp q tbm não serve pra merda alguma.

    • Avatar

      Se nem com arma de fogo o cidadão fica preso, imagina com arma branca.

    • Avatar

      ISSO É FACA DE COZINHA, E ELES FORAM PEGOS EM “CASA”. SE FOSSE PUNHAL JUSTIFICARIA. COM QUE SE CORTA PÃO, CARNE, DESCASCA FRUTAS…? SEJAMOS COERENTES.

  4. Avatar

    Gostem ou não todo morador de rua precisa de algo para se defender até mesmo dos filhinhos de papai bozzolinos que gostam de fazer covardia , sempre na covardia.

Untitled Document