MP realiza operação contra grupos de divulgação de notícias falsas

by Diário do Vale

Rio de Janeiro – O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), realiza nesta segunda-feira (21), a operação Usuário Fake. A ação visa cumprir um mandado de prisão preventiva e oito de busca e apreensão contra organização criminosa responsável pela prática dos crimes de extorsão, delitos contra a honra falsidade ideológica e uso de documentos falsos. Os mandados são cumpridos em endereços ligados a seis suspeitos.

De acordo com a denúncia, a organização é chefiada por Igor Patrick de Souza, único a ter a prisão deferida. O suspeito, segundo o MP, utiliza a divulgação de notícias falsas em redes sociais para, desde 2017, extorquir e cometer crimes contra a honra das vítimas. O MP cita ainda, que além de Igor, fazem parte do esquema Felipe Dias Dodó, Andressa Aline Pimentel de Carvalho, Rodrigo Menezes de Vasconcellos, Danyella Jesus da Silva e Sinaria de Carvalho da Silva.

Os suspeitos, de acordo com o MP, desenvolvem atividades através de duas pessoas jurídicas, a Folha de Caxias e a Informarketing Publicidade, responsáveis pela publicação de notícias jornalísticas em redes sociais, em especial o Facebook, e pelo trabalho de marketing digital e político, administração de redes sociais e remoção de conteúdos negativos na internet.

Em algumas de suas publicações no Facebook, as empresas divulgam notícias falsas e/ou sem base fática, atacando a honra de suas vítimas. As referidas publicações norteiam, então, o crime posterior de extorsão, uma vez que, após os fatos, o grupo condiciona a remoção das notícias falsas ao pagamento de quantias, através da contratação de serviços de publicidade e remoção de conteúdo ou, até mesmo, cobrando pelo exercício do direito de resposta em suas próprias páginas, que possuem, por sua vez, milhares de seguidores, denotando especial gravidade às publicações.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996