Novas regras para Carteira de Motorista fazem candidatos adiarem início das aulas

by Diário do Vale

Uso de simulador de direção passa a ser facultativo em autoescolas (Foto – Arquivo)

Barra Mansa – Recentemente o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução que torna facultativo o uso de simulador de direção veicular no processo de formação de condutores, para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, as novas regras também preveem s redução de 25 para 20, no número de horas-aula (h/aula) práticas nas autoescolas, para a categoria B da CNH, o que implicará diretamente no preço do documento, que deverá ficar mais barato. Desde que foram publicadas, as alterações tiveram reflexo em quem estava se preparando para dar entrada do processo de habilitação e que, agora, vão optar em esperar os novos valores para darem início ao processo.

É o caso da estudante universitária Thianá dos Santos Souza, de 19 anos, que ganhou a habilitação dos pais, como presente de aniversário. Segundo a estudante, que já daria entrada na CNH nos próximos dias, ela vai aguardar as mudanças entrarem em vigor, dentro de 90 dias, para que pague um valor menor pela habilitação.

– Não tenho pressa em tirar agora e, por isso, vou esperar para pagar menos na carteira e também não precisar fazer as 25 aulas, mas sim 20. Ouvi comentários que deve ficar de 15% a 30% mais barata, então vale a pena adiar e economizar – afirmou Thainá.

Assim como ela, o engenheiro Thiago de Oliveira, de 34 anos, também resolver adiar o processo para retirada da carteira de habilitação. Ele, que vai tentar novamente tirara CNH, conta que qualquer desconto será válido, no seu caso, que já perdeu um processo para retirada da carteira.

– Já gastei muito dinheiro tentando tirar a minha habilitação, sem sucesso, porque sempre fico nervoso e reprovo nas avaliações práticas. Já que as novas regras vão possibilitar que a carteira fique mais em conta, vou esperar até setembro para dar entrada – disse Oliveira.

Autoescolas se preparam para as mudanças

Embora as novas regras do Contran só entrem em vigor em 90 dias, as autoescola do município já começam a se preparar para orientar os alunos. De acordo com a diretora de uma autoescola, Bruna Vile, desde que foram anunciadas as mudanças para retirada da CNH muitas pessoas já telefonaram para a autoescola interessadas nos possíveis novos valores para o processo.

– Como vai diminuir o número de aulas, é muito provável que o preço vá cair mesmo, mas acho impossível esse percentual de 30%, como estão dizendo por aí. A informação que estamos repassando às pessoas que estão ligando é a de que ainda estamos nos inteirando sobre essas mudanças, que ainda não sabemos dizer ao certo para quanto vai o preço da CNH e que iremos aguardar a resolução começar a valer. Com a queda no preço, nossa expectativa vai ser compensar com a quantidade de alunos, que deve aumentar. Temos 90 dias para nos organizarmos e ver como as coisas vão acontecer – comentou a diretora.

Para o dono de uma autoescola, Carlos Augusto, embora em Barra Mansa as autoescolas já ofereçam o melhor preço para retirada da CNH, se comparada com outras autoescolas da região, as novas regas irão sim, de alguma forma, impactar em um melhor preço para os futuros candidatos ao processo. No entanto, segundo ele, a decisão sobre valores dever livre no mercado, para que cada autoescola possa de adequar, de acordo com a sua realidade.

– Vai ter uma redução no preço, mas acredito que será de acordo com a condição de cada autoescola, pois conforme disse, Barra Mansa já oferece um preço muito vantajoso para os alunos. O mercado vai agir de acordo com a procura, após as medidas começarem a valer – concluiu o proprietário.

Aulas noturnas

Além de tornar facultativo o uso do simulador e diminuir a quantidade de aulas, as novas regras também diminuem o número de aulas noturnas, que de cinco passam para apenas uma, tanto para categoria B ou A. Em abril, durante reunião do Contran que definiu as novas regras, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que as mudanças ajudarão a desburocratizar etapas do processo de formação do condutor.

Por Roze Martins

You may also like

2 comments

Ta demais 25 de junho de 2019, 07:57h - 07:57

Os preços NÃO VÃO CAIR…

Edson Duarte 25 de junho de 2019, 07:13h - 07:13

Haverá mudança no valor da renovação da CNH?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996