quinta-feira, 22 de outubro de 2020 - 12:04 h

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Prefeitura de Barra Mansa promove acolhimento de idoso em situação de vulnerabilidade social

Prefeitura de Barra Mansa promove acolhimento de idoso em situação de vulnerabilidade social

Matéria publicada em 16 de julho de 2020, 15:42 horas

 


Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos foi responsável pela intermediação
(Foto: Divulgação-Secom)

Barra Mansa- Um idoso, de 75 anos, que vivia em situação de rua há anos em Barra Mansa foi conduzido a Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) Casa de Repouso Rei dos Reis, em Seropédica, no Rio de Janeiro. Anteriormente, ele estava no Abrigo Temporário no bairro Santa Rosa e era acompanhado pelo Centro Pop desde 2017.

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do Centro Pop, que é um dos elos da pasta, e com o apoio do Grupo Acolher, conseguiu a institucionalização do idoso, que  possui necessidades de cuidados diferenciados por ter problemas com alcoolismo, princípio de Alzheimer e apresentar quadros de demência.

Através de uma ação que integrou toda a rede do município e após várias buscas de vaga em instituições da cidade para tratar especificamente das dificuldades do paciente, finalmente foi conduzido à Casa de Repouso. O assistido teve os vínculos familiares rompidos em Barra Mansa. O Ministério Público do município de Barra Mansa está ciente da transferência do usuário.

A gerente de Proteção Especial da Secretaria, Edilene Moreira, destacou o esforço da pasta feito junto ao assistido.

– O senhor W.V. recebia toda a atenção da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Devido ao seu quadro de saúde mental neurológico e sua idade, um pouco mais avançada, precisava de um lugar especializado para observar suas necessidades. A Secretaria procurou incessantemente um espaço para ele pudesse permanecer no município, no entanto, não foi encontrado. A pasta reitera que durante o período que W. V. esteve sob os cuidados da Secretaria, recebeu todo o suporte possível e necessário – frisou Edilene.

O coordenador do CREAS de Barra Mansa (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Célio Carlos de Oliveira, ressaltou o trabalho da Assistência com a população que se encontra em situação de rua.

– O objetivo da Secretaria diante de pessoas em situação de vulnerabilidade social é possibilitar a sua reinserção ao meio familiar e concedê-los a oportunidade de mudança de vida, inserindo-os no mercado de trabalho – salientou Célio.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document