;
quinta-feira, 26 de novembro de 2020 - 06:57 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Resende realiza o último mutirão contra câncer em mulheres

Resende realiza o último mutirão contra câncer em mulheres

Matéria publicada em 30 de novembro de 2018, 12:22 horas

 


Mulheres atendem ao chamado do preventivo contra o câncer de mama. (crédito Divulgação)

Resende – Neste sábado, dia 1º, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o nono mutirão de preventivos contra o câncer de mama e de colo do útero. A ação, que será a última do ano de 2018, vai envolver doze unidades de saúde espalhadas pela cidade, visando contemplar o maior número possível de mulheres. Na oitava edição do mutirão, no último sábado, dia 24, foram prestados 131 atendimentos, o que fez subir para 1.825 o número de mulheres beneficiadas com a iniciativa.

Para ter acesso ao procedimento não é necessário marcar consulta. Basta que a mulher compareça ao Posto de Saúde mais próximo de sua casa, levando o cartão do SUS. Apenas não é recomendável fazer a coleta de material para o preventivo do câncer de colo do útero, as mulheres grávidas ou que estejam no período menstrual, já que as circunstâncias podem alterar os resultados. O atendimento nas unidades será das 8h às 16h, sem intervalo para almoço.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, a decisão de realizar o mutirão de preventivos aos sábados foi tomada pela Secretaria de Saúde para facilitar o acesso das mulheres que trabalham fora e têm dificuldade de comparecer às unidades durante a semana. A ação, que teve início no dia 7 de julho, visa reduzir o número de mulheres com câncer de mama e de colo do útero no município, através da prevenção. Os dois tipos de câncer estão no topo do ranking dos que mais matam mulheres no Brasil e no mundo.

– Os mutirões têm apresentado resultados positivos em Resende em vários setores, como no caso das cirurgias, consultas e exames que tiveram suas filas zeradas graças a essa iniciativa.  Com os preventivos contra o câncer conseguimos atender, até agora, mais de 1.800 mulheres – disse o secretário.

Confira as unidades que funcionarão neste sábado, das 8h às 16h

UBS Cidade Alegria, Manejo e Jardim Primavera, PSF Cidade Alegria, Jardim Alegria, Itapuca, Paraíso, Liberdade, Fazenda da Barra II, Posto Resende (antigo Posto do Estado), Clínica da Família, e Condomínio Gardênia


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document