Semana Santa: Vigilância Sanitária fiscaliza peixarias e mercados em VR

Equipes vistoriaram cerca de 50 mercados e lojas de departamento e 10 peixarias

by Lucas Brandão

Volta Redonda – A Prefeitura de Volta Redonda intensificou nesta semana a fiscalização nos estabelecimentos que comercializam produtos típicos da Semana Santa, como pescados frescos, pescados salgados e chocolates. As equipes vistoriaram cerca de 50 mercados e lojas de departamento e 10 peixarias.

Durante a inspeção, a Vigilância Sanitária orienta os comerciantes quanto às boas práticas de conservação, manipulação e armazenamento desses alimentos. É verificada a qualidade dos pescados, observando procedência, conservação adequada em gelo ou equipamento de refrigeração, bem como cuidados no armazenamento do lixo e a higiene dos estabelecimentos e utensílios.

Em relação aos pescados salgados, é observado se estão sendo mantidos sob refrigeração, se estão protegidos de poeira e insetos e do manuseio direto pelos consumidores, bem como a sua correta divulgação e etiquetagem.

Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, Carlos Amaro Chicarino de Carvalho, as equipes têm observado como principal falha o anúncio de peixes salgados como bacalhau, o que caracteriza uma fraude e pode gerar infração. “Os peixes Saith, Zarbo e Ling não são bacalhau, são peixes salgados e devem ser anunciados como tal. Além disso, em alguns estabelecimentos os pescados salgados estão sendo comercializados sem a devida proteção e refrigeração”.

Sobre os pescados frescos, está sendo observada, em alguns locais, a exposição de produtos já eviscerados, filetados ou em postas diretamente sobre gelo, o que pode ocasionar contaminação. “Nestes casos, os estabelecimentos foram notificados a utilizar proteção plástica entre o pescado e o gelo”, falou Carlos Amaro.

Quanto aos chocolates, é importante observar a procedência, a rotulagem e a temperatura do local onde estão sendo comercializados, uma vez que em temperaturas elevadas podem ocorrer alterações na qualidade do produto.

Para qualquer reclamação, dúvida ou orientação, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone 156, da Central de Atendimento Único (CAU) ou através do e-mail [email protected].

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