
A coordenadora do Centro Pop, destacou que a data é para celebrar o avanço das políticas publicas- Foto: Divulgação PMVR.
Volta Redonda- Com o objetivo de lembrar o ‘Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua’, a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 19, algumas atividades na sede do Centro de Referência Especializado para população em situação de rua Uhady Nars, (Centro Pop), no bairro Aterrado, e no Abrigo Municipal Seu Nadim. No Centro Pop foi realizado uma apresentação de um vídeo e um café da manhã. Já no Abrigo Municipal Seu Nadim, foi realizado o seminário “Resistir para Existir”, que contou com a participação dos usuários.
Karla Elaine Alves, coordenadora do Centro Pop, destacou que a data é para celebrar o avanço das políticas publicas. “Somos uma cidade premiada, pois temos uma rede de apoio e proteção que entende as questões ligadas a essa população e tem um olhar de qualidade para os serviços prestados para essas pessoas”, disse a coordenadora.
Mozart de Brito, de 65 anos, usuário do abrigo Seu Nadim conta que foi parar nas ruas após o falecimento da sua esposa.
“Depois disso não tive mais condições de permanecer na casa onde morávamos. Infelizmente fui parar nas ruas há dois anos. Já morei de baixo da ponte, viaduto e quando vim para Volta Redonda às coisas começaram a mudar. Aqui encontrei o apoio que eu precisava. Hoje estou no abrigo Seu Nadim e muito feliz. Lá me sinto melhor do que eu me sentia em casa. Na minha casa não dormia sossegado, não tinha café da manhã, almoço, lanche da tarde e banho quente”, contou Mozart.
O Defensor Público da União, Claudio Santos, que também estava participando da cerimônia, recordou que quando ele veio para Volta Redonda, em 2015, um dos primeiros espaços públicos visitados por ele foi o Centro Pop.
“Atualmente são várias pessoas assistidas, que inclusive tiveram vitórias judiciais com as demandas, principalmente junto ao INSS. Quero aproveitar o momento para parabenizar o município, através da equipe da assistência. Fico contente de fazer parte dessa grande equipe visando auxiliar essas pessoas”, disse o Defensor Público.
Dados de Atendimento à População em Situação de Rua
De acordo com um levantamento realizado pela Smac, somente no mês de julho, foram atendidos 239 usuários no Centro Pop, sendo que 130 eram migrantes; 672 atendimentos psicossociais; 75 atendimentos no Serviço de Atendimento ao Migrante (SAM), para concessão de passagem rodoviária; 237 abordagens sociais realizadas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social e 20 usuários estão em acolhimento institucional no Abrigo Municipal Seu Nadim, sendo que 10 deles estão inseridos no Projeto Superação.