terça-feira, 19 de outubro de 2021 - 08:26 h

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Smac-VR forma as primeiras turmas em cursos de inclusão digital e informática básica

Smac-VR forma as primeiras turmas em cursos de inclusão digital e informática básica

Matéria publicada em 6 de julho de 2021, 10:50 horas

 


Entrega de certificados para 138 pessoas será feita durante toda semana

Ao todo, 138 pessoas vão receber os certificados, entre adolescentes, adultos e idosos – Foto: Divulgação PMVR.

Volta Redonda- Os cursos de inclusão digital e informática básica realizados em cinco CRASs (Centros de Referência da Assistência Social) do município, já foram concluídos nestas unidades. E ao longo da semana a Smac realizará a cerimônia de formatura das primeiras turmas que participaram dos cursos.

Ao todo, 138 pessoas vão receber os certificados, entre adolescentes, adultos e idosos.

Segundo a Smac, os cursos, iniciados em março, estavam disponíveis nas unidades dos bairros Água Limpa, Três Poços, Dom Bosco, Monte Castelo e Retiro. A programação do curso de Informática Básica incluiu Introdução à Informática; e Pacote Office (Word, Excel e Power Point). A parte de Inclusão Digital para Melhor Idade tem conteúdo diferenciado.

A programação dos eventos de formatura iniciou nesta segunda-feira, dia 05, pelo bairro Água Limpa; na terça, dia 06, receberam o diploma os alunos do Três Poços. Na quarta-feira, dia 07, é a vez do bairro Dom Bosco; na quinta, dia 08, o bairro Monte Castelo; e na sexta-feira, dia 09, o bairro Retiro. Sempre às 14h30.

Uma das alunas do curso de inclusão digital fez uma homenagem aos professores. “Ser professor é um missão de Deus. Obrigada pela paciência na hora de ensinar. Somos gratos pela oportunidade e por você ter nos ensinado a lidar melhor com a informática, que hoje está presente em tarefas simples do dia da dia”, agradeceu Cleide Malta Machado Silva.

O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, disse que faz questão de participar da entrega dos certificados de conclusão do curso de Inclusão Digital/Informática Básica. “Esse contato com a tecnologia pode ajudar no ingresso ao mercado de trabalho ou apenas facilitar o dia a dia das pessoas. Este primeiro curso também serviu para reaproximar a comunidade dos CRASs, que estavam sem atendimento até dezembro do ano passado”.

Munir lembrou ainda que, até o final de julho, 25 unidades já estarão em funcionamento e a previsão é que todas as 35 que funcionavam até 2016 voltem a receber a população até o final do ano.

De acordo com a Smac, as  cinco unidades de CRAS que sediaram o curso seguiram o protocolo de segurança exigido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda para prevenção à Covid-19. Cada turma tinha apenas oito alunos para respeitar o distanciamento seguro entre as pessoas, houve higienização das salas na entrada e saída dos alunos; foi disponibilizado álcool gel para higienização das mãos; o material do curso era individual; e foi cobrado o uso correto de máscara.

A diretora do Departamento de Proteção Básica da Smac, Rosane Marques, a Branca, informou que o mesmo curso será levado para outros CRAS. “Vamos fazer uma programação para que todas as comunidades sejam beneficiadas”, falou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document