segunda-feira, 17 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Volta Redonda vai plantar 25 mil mudas através de acordo ambiental com CSN

Volta Redonda vai plantar 25 mil mudas através de acordo ambiental com CSN

Matéria publicada em 18 de maio de 2019, 13:01 horas

 


Volta Redonda – A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) vai participar, na Semana da Mata Atlântica, da assinatura de um acordo ambiental que vai gerar o plantio de mais de 25 mil árvores em Volta Redonda. O anúncio foi feito pelo secretário municipal do meio ambiente, Maurício Ruiz. O objetivo é criar um novo plano de arborização para a cidade, tornando-a mais verde.

Segundo o secretário Maurício Ruiz, esse é mais um acordo firmado entre a prefeitura de Volta Redonda e a CSN.

– A melhora da relação entre CSN e a prefeitura começa a gerar frutos na área ambiental. Antigamente, todo investimento no meio ambiente feito pela empresa era em outras cidades por falta de interesse e iniciativa do município. Agora, vamos assinar um acordo para plantio de mais de 25 mil mudas na nossa cidade, realizando assim um novo modelo de arborização do município – disse.

Ainda com recursos da CSN, revertidos através de multas, a empresa arcará com cerca de R$ 4 milhões para a implantação de um Jardim Botânico na Ilha São João. Um espaço verde e de convivência que será criado na cidade.

Sobre o incidente no setor de aciaria da Usina Presidente Vargas, ao DIÁRIO DO VALE, o secretário de Meio Ambiente disse que a CSN já atuou rapidamente e num plano de segurança que está sendo aprimorado na cidade.

– O que ocorreu foi um incidente operacional. A empresa cumpriu prontamente o plano de emergência firmado com o Inea e a SMMA. Os órgãos ambientais tiveram acesso e cumpriram suas funções. A empresa está cada vez mais preocupada com a questão ambiental e por isso vem firmando parcerias e colaborando com os órgãos ambientais. Estamos acompanhando o processo de investimentos na UPV com o objetivo de juntar o desenvolvimento econômico com o desenvolvimento sustentável – destacou.

O prefeito Samuca Silva destacou que a empresa assinou um Termo de Ajustamento de Conduta de R$ 300 milhões em investimentos ambientais.:

– A empresa tem suas responsabilidades e atuamos na cobrança da empresa, de forma dialogada e justa, mas temos que valorizar também a CSN. O TAC de 300 milhões de reais reafirma o compromisso da CSN com a cidade. Não podemos responder pelo que passou, mas para o futuro surge investimentos e esperança de uma cidade sustentável. Em todas reuniões que tive na empresa o tema meio ambiente esteve em pauta – completou Samuca.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

20 comentários

  1. Avatar

    Pura enganação.
    Volta Redonda só abre farmácia pra tudo quanto é lado.

    Só a população parar e analisar os casos de pessoas com CÂNCER na cidade, parentes, amigos e conhecidos.
    Isso NÃO é normal!
    Vira e mexe alguém conhecido descobre CÂNCER. Bobos daquelas que acham que a CSN não tem uma grande parcela de culpa nisso e vibe “babando o ovo” de uma empresa que só pensa em SUGAR e LUCRAR.
    Prefiro 10 empresas de menor porte na cidade, porém mais sustentáveis, bem planejadas e dignas com a população local.
    Estou lutando pra “zarpar” daqui e ir pra uma cidade melhor. Volta Redonda é mais do mesmo, a mesma panelinha, os mesmos piões envelhecendo a cada dia que passa, muitas farmácias, pouquíssimo lazer de qualidade e pessoas com pouca cidadania, pensando só em dinheiro no bolso e esquecendo outros valores de vida.
    Fui!

  2. Avatar

    começe pelo Retiro pelo amor de Deus !

  3. Avatar
    Morador de Barra Mansa

    Mudem para Barra Mansa.
    Não temos shopping mas o ar é limpo.

  4. Avatar
    Maria da cidade poluída

    Adianta é nada,essa Prefeitura sobrevive de migalhas que esse judeu quando quer pagar.Agora e o filtro que ele não implanta na Sinter e não substitui o que não resolve nada,partículas pesadas e cancerígenas são jogadas todos os dias.Esse Prefeito é só comédia.

  5. Avatar

    SÓ NÃO PLANTAR AS ÁRVORES EMBAIXO DAS FIAÇÕES DOS POSTES, COMO FIZERAM NA RODOVIA DOS METALURGICOS, PARA DEPOIS TER MOTIVO PARA CORTAR AS MESMAS! ABSURDO ! ESPERO QUE O JARDIM BOTANICO NA HA.SAO JOAO NÃO FIQUE SÓ NO PAPEL TAMBÉM! ESSA CIDADE CINZA TEM QUE MUDAR!!!!!

  6. Avatar

    Quero saber é quando a CSN vai implantar novo sistema de controle de retenção de partículas na coqueria, sinterização e altos fornos, e controle de vazamentos de gás e subprodutos da coqueria, alto forno e sinterização.
    O ar na Beira Rio, Vila e Conforto fede gás, resíduos da laminação, benzeno, alcatrão entre outros.
    É uma vergonha.
    Há anos e ninguém toma providências.

  7. Avatar

    Já descobrimos onde a mala sem alça se esconde!!!!!!!!

  8. Avatar

    Enquanto essa empresa indigna, mau caráter permanecer jogando partículas poluidoras no ar que respiramos através de suas chaminés sem filtros, ou com filtros já gastos avariados e sem manutenção, não há que se afirmar que a mesma cumpre seus compromissos para com a cidade. Não cumpre, e o governo municipal aceita migalhas que não resolvem o problema do ar poluído com partículas cancerígenas que respiramos. O Ministérios Público deixou de agir, os Órgãos Ambientais, se antes, não trabalhavam, agora, nesse governo Bolsonaro é que não vão se importar. Estamos Fu. Odeio a CSN e desejo aos seus dirigentes que tenham um bom pulmão já que são amaldiçoados diariamente pelos cidadãos indignados.

  9. Avatar

    Excelente iniciativa, pois a cidade está precisando muito de árvores, duas mil árvores poderiam ser plantandas na rua sessenta, começando no Tiro de guerra na Vila Santa Cecília até o final do bairro Siderópolis!

  10. Avatar

    Muito boa essa iniciativa! Só não vale plantar os mesmos arbustos da SMMA. A cidade precisa de sombra, precisa cobrir as ruas da irradiação solar que no calor se torna um forno devido o asfalto. Além de cobrir a irradiação solar nas ruas, as árvores já absorvem imediatamente as descargas dos carros.

    VR deve ter perdido muitas árvores nos últimos 2 anos (mais de 1000 eu posso afirmar pq vi. Só no Belvedere/São Geraldo chega perto de 800 árvores tosadas sem dó). Além das árvores TOSADAS (que o prefeito e a SMI dizem ser podas), ainda tivermos longos trechos de calçadas quebradas pelo caminhão PESADÃO da SMI na recolha das tosadas.

  11. Avatar

    Muito boa iniciativa, enquanto isto em uma área verde a de número 3, existe pessoas destruindo a mata, em área de risco, para construir casas, sabe a posição da prefeitura, não fazem nada, vai esperar ocorrer acidentes para depois tomarem providências. Varias denúncias foram feita ninguém tomou atitude alguma, estão esperando morrer alguém, após construção das casas? Com deslizamento do morro. Acorda gente. Aí uma excelente pauta. Quem sabe divulgando vão tomar providências .

    • Avatar

      Revele para nós onde é essa área verde nº 3.

    • Avatar

      Concordo lá na vila Americana e Santo Agostinho se vê o desmatamento e assoriamento do solo no morro, estão desmatando e fazendo casas de qualquer jeito isso vem crescendo a anos e as autoridades simplesmente fazem vistas grossas.
      É possível se ver o total descaso naquele morro.Sem falar a falta de educação de quem vive ali que joga lixo morro abaixo que piora mais ainda.
      Essa secretaria de meio ambiente é e sempre foi uma piada pra Volta Redonda

  12. Avatar

    CSN está com os impostos pagos em dia de seus imóveis?

    Pois se deixo de pagar meu IPTU estou lascado.

    CSN saldou a dívida com a prefeitura?

    CSN trocou seus filtros de partículas?

    CSN faca replantio de mata nativa em suas áreas, já que estão paradas e é dona de meia Volta Redonda…

    CSN não queremos que feche.

    Queremos o mínimo : que cumpra leis, ambientais, trabalhistas, etc

    • Avatar

      Cambada de imbecis, municipio preocupado nada, 90% dos vereadores ja ganharam um apartamento na quele absurdo q fizeram no belvedere. Povo não sabe de nada.

    • Avatar

      Eduardo, aterraram a lagoa na entrada do Belvedere, colocaram tapumes para esconder…

  13. Avatar

    Legal essa ação de 25000 mudas plantadas em Volta Redonda.
    Espero que umas 50 mudas seja plantada na Rua 33.
    Pois ali só se vê cortes, para estacionamento de CARROS.
    Governo Municipal crie vergonha na CARA,
    Pare com autorizações para o corte de árvores na rua 33.

    • Avatar

      Vdd. Está demais isso. Parem de cortar e anunciem aos 4 cantos que se cortar sem autorização a multa será pesadíssima. As pessoas tem medo quando doi no bolso. Infelizmente tem que ser assim. Brasileiro é sem cultura e educação ambiental

Untitled Document