Voluntários levam alegria para pacientes com câncer no Hospital Hinja

by Diário do Vale

Grupo de voluntários distribui alegria e autoestima aos internos
(Foto: Divulgação)

Volta Redonda – Um grupo de voluntários que faz parte do Projeto “Entre nessa história”, criado em 2017 e coordenado por Rose Nacaratti, está fazendo a diferença na vida de muitos pacientes internados no Hospital Hinja, em Volta Redonda. O projeto tem como objetivo, unir pessoas que tenham empatia e espírito de solidariedade e que queiram levar aos internos, alegria. Ao todo, 180 pessoas se dividem em pequenos grupos e realizam visitas todas às segundas-feiras, de 13h às 14h, nas alas da enfermaria, radiotrapia, oncologia e salas de espera do hospital.

Durante as visitas, os voluntários levam música, dança, contação de estórias aos pacientes, além de se fantasiarem de palhaços para levar alegria aos internos. Instrumentos musicais como violinos e violões são utilizados durante as atividades. De acordo com Rose Nacaratti, a ideia foi iniciada em 2017 por um grupo de voluntários no Hospital do Retiro e posteriormente, a prática foi adquirida em outras unidades hospitalares, como o próprio Hinja, Hospital São João Batista e Hospital Regional.

A coordenadora ressaltou que todas as pessoas que participam do trabalho voluntário recebem treinamentos específicos.

– Após a primeira experiência, expandimos os trabalhos em outras unidades e sentimos a necessidade de capacitarmos os voluntários. Todos recebem um treinamento. Eles passam por vários setores dentro do hospital, desde a enfermaria, CTI, Pronto Socorro, entre outros e precisam saber como lidar, se comportar – disse.

Acompanhamento

Segundo a assistente social do Hospital Hinja, Tatiana Santos Reis, os familiares dos internos acompanham as atividades. Ela ressaltou a importância da ação e o impacto causado na vida dos pacientes que enfrentam momentos difíceis dentro do hospital.

– Este, é um período que o paciente tem para se desvincular um pouco da doença. Muitos passam pelo processo da quimioterapia e mesmo que sejam acolhidos, o processo é bem desgastante. Com as atividades promovidas pelo grupo, eles acabam recebendo mensagens de carinho e paz. Através da música principalmente. Consequentemente, acabam se esquecendo um pouco da dor. É um trabalho lindo e muito importante. Os parentes acompanham as atividades e registram tudo. Fotografam e filmam também. É bem legal. Eu acho que o projeto tem muita eficácia – destacou.

Para a psicóloga do Hospital Hinja, Julia Pacheco de Mendonça Souza, o trabalho desenvolvido pelo grupo contribui bastante para a saúde mental dos pacientes assistidos.

– Eles – voluntários – sempre chegam com falas motivacionais. Eles abordam também, temas bem importantes dentro do hospital. Inclusive, temas das campanhas de cada mês. Como estamos no mês de setembro, onde abordamos a campanha sobre a prevenção ao suicídio, por exemplo, eles chegam com itens amarelos, como lacinhos e boinas, e falam com todos os pacientes sobre o valor da vida. No grupo existem cantores e músicos e os pacientes sempre pedem músicas que envolvem temas religiosos, que envolvem a fé. A gente percebe que essa atitude dos voluntários tem algo a mais, revigora e fortalece os pacientes. Isso é muito bom – comentou.

O projeto, segundo Rose Nacaratti, também acontece em unidades escolares.

– O projeto funciona para crianças que estejam na fase da educação infantil e ensino fundamental. Somos parceiros da escola e buscamos sempre levar a conscientização aos alunos sobre assuntos envolvendo: bullying, violência e drogas. Sempre com o objetivo de trabalhar a valorização da vida – finalizou.

Serviço

Quem tiver interesse em participar do projeto, pode entrar em contato através do telefone: (24) 99843-3141 ou através da página: https://www.facebook.com/entre.nessahistoria.98/timeline?lst=100003642155613%3A100026072721682%3A1569361100

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996