quarta-feira, 23 de setembro de 2020 - 09:48 h

TEMPO REAL

 

Capa / Polícia / Antônio Furtado faz palestra contra as drogas em Pinheiral

Antônio Furtado faz palestra contra as drogas em Pinheiral

Matéria publicada em 20 de novembro de 2015, 20:25 horas

 


Delegado se apresentou no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira

Projeto: Antônio Furtado tem realizado palestras em escolas a fim de alertar sobre os riscos e a ajudar a evitar as drogas (Foto: Divulgação PMP)

Projeto: Antônio Furtado tem realizado palestras em escolas a fim de alertar sobre os riscos e a ajudar a evitar as drogas (Foto: Divulgação PMP)

Pinheiral – “O progresso humano não é automático, nem inevitável. Cada passo dado rumo à justiça requer sacrifício, sofrimento e esforço” disse o delegado Antônio Furtado, na última quinta-feira (19), ao iniciar uma palestra em Pinheiral, citando Martin Luther King. O policial esteve no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira falando sobre drogas e como combatê-las. A palestra faz parte de seu projeto, “Fecha Comigo Contra as Drogas – Pais e filhos juntos pela vida”, no qual Furtado vem buscando se aproximar de estudantes e pais.

O delegado, que atualmente está na titularidade da delegacia de Cachoeira de Macacu (159ª DP), passou quase quatro anos atuando na unidade de Volta Redonda e lembrou com carinho ao falar do Sul Fluminense.
– É com grande orgulho que hoje venho a Pinheiral e agradeço a comunidade pela acolhida. Hoje estou em uma nova etapa em Cachoeira de Macacu, mas tenho grande carinho por nossa região. Quando delegado titular em Volta Redonda, realizamos 1.800 prisões durante quase quatro anos de atuação – frisou.
Furtado vem levando palestras a diversas escolas, e segundo ele, a ideia é se aproximar dos estudantes e alertá-los sobre os perigos de se envolver no mundo das drogas. Além disso, o delegado busca orientar pais quanto aos sintomas dos que já estão em contato.
– A iniciativa do projeto das palestras surgiu depois de muitos pedidos das pessoas. Por estar inserido ativamente nesse processo, me solicitavam com frequência para realizar palestras didáticas que envolvessem, principalmente, a juventude – declarou o delegado.
O presidente do Conselho Municipal de Segurança de Volta Redonda, Paulo Chantal, disse que o objetivo do trabalho é auxiliar no combate às drogas em todos os municípios.
– Estamos aqui para enfrentar as drogas. Este trabalho é para estender a mão aos municípios e oferecer ajuda – declarou Chantal, se colocando à disposição de Pinheiral para colaborar.
O Secretário de Saúde, Lauryston Guimarães, responsável pela organização do evento, agradeceu a presença do delegado Antônio Furtado e declarou a vontade em recebê-lo novamente no município.
– O trabalho que o delegado vem realizando é ímpar. Ele viveu dramas de perto e tem grande importância ao alertar pais e filhos para a prevenção e consequências do uso de drogas – disse.
O prefeito José Arimathéa (PT) agradeceu pelo trabalho realizado, parabenizou a iniciativa e deixou o município de portas abertas para trabalhos futuros.
– Conhecemos o belo trabalho realizado em Volta Redonda e fico feliz em saber que o delegado tem usado todo seu conhecimento para levar informação a quem precisa e se dedicado a fazer este tipo de iniciativa. Aproveito a oportunidade para deixar a cidade de portas abertas para trabalhos futuros e também colocar o município à disposição para contribuir – destacou o prefeito.
Durante o evento, Furtado alertou sobre os tipos de drogas, citou casos em que atuou na região, apresentou vídeos e fotos que abordam o tema, explicou sobre legislação, medidas socioeducativas, prisões e os principais sinais de dependência.
– Queremos alertar para os perigos das drogas que matam, destroem famílias, encerram futuros e a prevenção é a grande arma que temos. Acredito que é impossível extinguir a droga do mundo, mas podemos reduzir o consumo o máximo possível. Porém, isso só será possível com muita luta, trabalho e envolvimento da comunidade – falou.
Para encerrar, Furtado destacou o importante papel da família e os principais motivos que levam a juventude ao consumo de drogas.
– A juventude enfrenta uma fase turbulenta e cheia de transformações. A família tem papel fundamental nesta etapa de vida. É necessário ter base familiar, estabelecer diálogo desde a infância e principalmente dar exemplo. Os jovens entram nesse mundo por curiosidade, por pressão de amigos, problemas, desinformação, busca por pertencimento e a convivência familiar é a principal arma para mantê-los afastados – ressaltou.
Também estiverem presentes no evento, o secretário Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural, Joaquim Valim, o secretário de Urbanismo, Habitação e Regularização Fundiária, Marcus Russoni e a secretária de Assistência Social, Laís Marcelino.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

9 comentários

  1. Avatar

    Fazendo palestra? Daqui apouco será candidato a vereador aí virá uma porcaria. kkkkkkkkkkkkkk

  2. Avatar

    Meu voto e garantido , nao importa o partido o carater vem da pessoa ainda mais sendo um bom policial e delegado parabens o povo esta contigo

  3. Avatar
    MORADOR volta redonda

    MIM ENGANA EU QUE GOSTO. TAMBEM VOU SER CANDIDATO A VEREADOR….

  4. Avatar

    Grande homem, mas que cometeu um erro mortal. Está no PMDB, partido do Neto, e de outros corruptos.
    Uma pena, perdeu meu voto.

  5. Avatar

    Ele perde o meu voto caso de candidate pelo partido que é membro, pois se tornou um defensor de corruptos do PMDB. Sendo assim imagino que receberá dos desvios da Petrobrás para a campanha eleitoral.

  6. Avatar

    É uma pessoa respeitável, verdadeiro. Recebemos juntos a homenagem aos funcionários públicos que se destacavam em suas funções na câmara legislativa de Volta Redonda e tive oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. Seu trabalho na DP foi exemplar e extraordinário. Espero que venha para limpar um pouco a política e pavimentar um caminho para a câmara federal onde poderá lutar pela revisão do código e processo penal.

  7. Avatar

    Tá querendo e aparecer novamente, pois as eleições estão quase chegando!

  8. Avatar

    Mesmo sem o conhecer pessoalmente, percebo em suas palavras e ações um grande profissional e um bom caráter… Quando rolar uma palestra dele aqui em VR, pretendo ir…

Untitled Document