domingo, 15 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Polícia / Barreira Fiscal realiza Operações “Pente-Fino”

Barreira Fiscal realiza Operações “Pente-Fino”

Matéria publicada em 7 de fevereiro de 2019, 09:15 horas

 


Operação “Pente Fino” da Barreira Fiscal faz nove anos com avanços em registros. (crédito Assessoria de Imprensa)

Rio de Janeiro – A Operação Barreira Fiscal, responsável por fiscalizar a entrada de mercadorias e evitar a sonegação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no estado, completou nove anos com resultados significativos no comparativo com os números de janeiro do ano passado. A ação que também coíbe o ingresso de armas, drogas e produtos pirateados, além de crimes ambientais – registrou crescimento geral de 172,3% em ocorrências policiais. Foram 177 casos em janeiro deste ano e 65, no ano passado.

Dos 260.439 veículos abordados no primeiro mês do ano, 10.924 passaram pela revista veicular e pessoal, o chamado “pente-fino”, um aumento de 88,25% já que no ano passado foram 5.803 veículos revistados de um total de 240.642 abordagens.

– Estamos intensificando as operações “pente-fino” nas barreiras e com as equipes volantes. É através dessa fiscalização detalhada que nós conseguimos apreender, por exemplo, mercadorias que estão sendo escondidas, dentro de veículos – explicou a coordenadora-geral da Operação Barreira Fiscal, Rosana Lopes.

Mandados

Foram cumpridos cinco mandados de prisão a mais que no mesmo período de 2018 e detidas 170 pessoas em decorrência das ações fiscalizatórias, o que revela um crescimento de 157,57% nesse quesito, já que em janeiro de 2018 foram detidas 66 pessoas.

As apreensões de drogas, sobretudo de usuários, também apresentaram aumento. No primeiro mês de 2019, foram 158 casos e em 2018, no mesmo período, 57 ocorrências. O crescimento, portanto, foi de 178,95%. A Operação Barreira Fiscal já abordou, desde sua criação, cerca de 27 milhões de veículos, gerando 170 mil autos de infração e mais de 1 bilhão em multas.

Realizada pelas secretarias de Governo e de Fazenda, a operação conta com cinco postos fixos de fiscalização: postos fixos: Nhangapi (Via Dutra, em Itatiaia), Levy Gasparian (BR-040), Mato Verde (BR-101 Norte), Angra dos Reis (BR-101 Sul) e Timbó (RJ-186, no Trevo de Itaperuna), além de uma unidade volante que percorre as principais rodovias do estado.

Um comentário

  1. Avatar

    muito bom !

    pra cima dos ditos CIDADÃOS DE BEM , aquela classe média chucra e decadente que pensa que crime é só roubar, assaltar, e matar

    tem que aprender muito na vida ainda

Untitled Document