quinta-feira, 2 de abril de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Polícia / Barreira Fiscal realiza Operações “Pente-Fino”

Barreira Fiscal realiza Operações “Pente-Fino”

Matéria publicada em 7 de fevereiro de 2019, 09:15 horas

 


Operação “Pente Fino” da Barreira Fiscal faz nove anos com avanços em registros. (crédito Assessoria de Imprensa)

Rio de Janeiro – A Operação Barreira Fiscal, responsável por fiscalizar a entrada de mercadorias e evitar a sonegação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no estado, completou nove anos com resultados significativos no comparativo com os números de janeiro do ano passado. A ação que também coíbe o ingresso de armas, drogas e produtos pirateados, além de crimes ambientais – registrou crescimento geral de 172,3% em ocorrências policiais. Foram 177 casos em janeiro deste ano e 65, no ano passado.

Dos 260.439 veículos abordados no primeiro mês do ano, 10.924 passaram pela revista veicular e pessoal, o chamado “pente-fino”, um aumento de 88,25% já que no ano passado foram 5.803 veículos revistados de um total de 240.642 abordagens.

– Estamos intensificando as operações “pente-fino” nas barreiras e com as equipes volantes. É através dessa fiscalização detalhada que nós conseguimos apreender, por exemplo, mercadorias que estão sendo escondidas, dentro de veículos – explicou a coordenadora-geral da Operação Barreira Fiscal, Rosana Lopes.

Mandados

Foram cumpridos cinco mandados de prisão a mais que no mesmo período de 2018 e detidas 170 pessoas em decorrência das ações fiscalizatórias, o que revela um crescimento de 157,57% nesse quesito, já que em janeiro de 2018 foram detidas 66 pessoas.

As apreensões de drogas, sobretudo de usuários, também apresentaram aumento. No primeiro mês de 2019, foram 158 casos e em 2018, no mesmo período, 57 ocorrências. O crescimento, portanto, foi de 178,95%. A Operação Barreira Fiscal já abordou, desde sua criação, cerca de 27 milhões de veículos, gerando 170 mil autos de infração e mais de 1 bilhão em multas.

Realizada pelas secretarias de Governo e de Fazenda, a operação conta com cinco postos fixos de fiscalização: postos fixos: Nhangapi (Via Dutra, em Itatiaia), Levy Gasparian (BR-040), Mato Verde (BR-101 Norte), Angra dos Reis (BR-101 Sul) e Timbó (RJ-186, no Trevo de Itaperuna), além de uma unidade volante que percorre as principais rodovias do estado.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    muito bom !

    pra cima dos ditos CIDADÃOS DE BEM , aquela classe média chucra e decadente que pensa que crime é só roubar, assaltar, e matar

    tem que aprender muito na vida ainda

Untitled Document