Volta Redonda – Um bebê de apenas um mês, chamado Apolo, foi salvo por policiais militares após se engasgar dentro de um carro no bairro Vale Verde, em Volta Redonda, na noite deste sábado (1º). A rápida ação dos agentes do 28º BPM garantiu que a criança voltasse a respirar antes de ser levada ao hospital.
Segundo a Polícia Militar, o avô do bebê acionou as equipes que patrulhavam a região. Os policiais, Subtenente Ribeiro e 3ª Sargento Souza Costa, iniciaram imediatamente a manobra de Heimlich, técnica utilizada para desobstrução das vias aéreas, conseguindo reverter a situação.
Após estabilizar o bebê, os agentes abriram caminho no trânsito e escoltaram a família até o Hospital Municipal do Retiro, onde a criança recebeu atendimento médico e teve seu estado de saúde considerado estável. Também participaram da ocorrência os policiais do PPC 2, 3º Sargento Neto e 3º Sargento Bicalho.
Em entrevista ao DIÁRIO DO VALE, a mãe de Apolo relatou o momento de desespero:
“Apolo havia acabado de mamar e, após um tempo no colo, foi colocado no carrinho. Tudo parecia tranquilo até que minha mãe percebeu um breve sinal de choro. Ao olhar para ele, viu que havia golfado e, imediatamente, o pegou nos braços para prestar os primeiros socorros. No entanto, ele não reagia, começou a ficar vermelho e completamente molinho. Minha mãe realizou a manobra de desengasgo e, aos poucos, ele deu sinais de melhora, mas ainda precisávamos de atendimento médico. Saímos imediatamente para o hospital. Ao sair da nossa rua, encontramos policiais em frente ao Ciep Rubens Machado. Meu pai parou o carro e pediu ajuda. Os policiais reforçaram a manobra de desengasgo e nos deram apoio. Além disso, disponibilizaram uma viatura para nos escoltar até o Hospital Municipal do Retiro, garantindo que chegássemos rapidamente”.
Após o atendimento, o bebê foi liberado e já está em casa. A mãe de Apolo fez questão de agradecer aos envolvidos:
“Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão a Deus, à família, aos policiais e aos profissionais do hospital. Graças a essa corrente de solidariedade e eficiência, Apolo está bem e em casa.”
© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996